Precaução

Hotéis serão obrigados a comunicar registros de hóspedes estrangeiros no MA

Medidas tomadas pelo governador também afetam rede de laboratórios e pretendem combater avanço da "cepa indiana"

José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Governo será notificado por hotéis da presença de estrangeiros
Governo será notificado por hotéis da presença de estrangeiros (Procura por hotéis)

SÃO LUÍS – Após o risco de cepa indiana, o governador Flávio Dino (PCdoB) assinou decreto que obriga hotéis e estabelecimentos do setor a comunicarem o registro de hospedes estrangeiros em suas instalações. O decreto tem como mera monitorar a entrada de pessoas que chegam de outros países. A medida é uma forma de precaução contra o avanço da chama “cepa indiana”.

A nova regra estabelece protocolos de prevenção e contenção da Covid-19 a serem observados pela rede hoteleira e também por laboratórios de análises clínicas e demais instituições que realizarem exames para identificação de infecção pelo Coronavírus.

Além disso, constitui necessidade prévia de comunicação à Secretaria de Estado da Saúde para o desembarque, no território estadual, de passageiros e tripulantes de embarcações.

As informações devem conter a nacionalidade do hóspede, últimos locais por onde tenha passado e a ocorrência de eventuais sintomas da Covid-19. A instituição que não cumprir as medidas pagará multa no valor de 2 mil reais a 1,5 milhão, dependendo da gravidade da infração.

Mediante pactuações no âmbito da comissão inter gestores Bipartite, o decreto determina ainda que os municípios do estado poderão instituir regras sobre o monitoramento da saúde de tripulantes, bem como estabelecer orientações sobre os cuidados de prevenção durante o cumprimento de quarentena em estabelecimento de hospedagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.