Fora de circulação

Presos suspeitos de crimes de homicídio e latrocínio no Maranhão

Um dos detidos é suspeito de ter assassinado o próprio padrasto, em São Vicente Ferrer, enquanto, os outros crimes ocorreram na Grande Ilha e na cidade de João Lisboa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(viatura)

Incursões policiais conseguiram retirar de circulação suspeitos de homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte) na Ilha e no interior do estado. Um dos presos foi Ailton Pinheiro. De acordo com a polícia, a prisão ocorreu durante a madrugada de quarta-feira, 19, em São Vicente Ferrer e o detido teria assassinado a golpes de facão o próprio padrasto, Miguel Castro Diniz, de 73 anos, no dia 17, nessa cidade.

O caso está sendo investigado pela equipe da delegacia desse município. A polícia informou que Ailton Pinheiro foi preso em cumprimento de ordem judicial e encaminhado para o presídio onde vai ficar à disposição do Poder Judiciário. Ele é considerado de alta periculosidade e já tinha passagem pelos crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.

O criminoso tinha uma rixa antiga com um morador desse povoado, identificado como José Raimundo Almeida, de 41 anos. Na noite de segunda-feira, 17, o suspeito encontrou o seu padrasto conversando com José Raimundo dentro de um bar. O criminoso ao tentar matar o seu desafeto acabou golpeando Miguel Diniz no tórax, que veio morrer antes de ser submetido a tratamento cirúrgico no hospital, em Viana. José Raimundo chegou a ser ferido no braço, mas não corre risco de morte.

O outro suspeito de homicídio foi preso em São Paulo. Segundo a polícia, no dia 16 de julho do ano passado, ele em companhia de outros criminosos teriam assassinado a travesti Paula Ferraz, na área conhecida como Basílios, no bairro da Vila Cafeteira, na Grande Ilha. O corpo da vítima foi achado em uma cova rasa em um matagal e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

Esse crime é investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e sendo que um dos primeiros envolvidos foi preso em flagrante delito, no bairro da Praia Grande. A polícia informou que ele confessou a autoria do assassinato e identificou os outros envolvidos.

Dados da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) revelam que ao longo do ano passado ocorreram 12 assassinatos de pessoas ligadas ao grupo LGTB (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais) em todo o estado, enquanto, neste ano, já houve o registro de uma morte violenta.

Latrocínio

A polícia também ontem efetuou a prisão de dois homens suspeitos de latrocínio na Região Tocantina. O crime ocorreu no mês de abril do ano passado, na zona rural da cidade de João Lisboa e teve como vítima o agricultor Jefter Xavier.

Segundo a polícia, pelo menos, dez pessoas participaram desse crime e oito envolvidos já foram presos e encaminhados para o presídio. Um dos detidos desta quarta-feira, 19, era motorista de aplicativo e no dia do crime teve a missão de levar as armas para a realizar a execução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.