Estado Maior

E os outros?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve ter que lidar nos próximos dias com uma série de pedidos - sobretudo do setor cultural e de shows - para liberar eventos com público em escala maior que a determinada em decreto anunciado na semana passada.

De acordo com o comunista, nesta semana voltou a ser permitida a realização de pequenos eventos, com até 50 pessoas. A partir da próxima segunda, esse número sobe para 100.

Ocorre que o governo, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e do Esporte e Lazer (Sedel), prepara-se para anunciar um protocolo que liberará a presença de público na final do Campeonato Maranhense de Futebol.

Pelo já revelado, poderão assistir à primeira partida entre Moto Club e Sampaio Corrêa até 6 mil pessoas. O jogo está marcado para domingo, às 16h, no Castelão.

Ora, se podem 6 mil pessoas - o que representa 15% da capacidade total do estádio - ver um jogo de futebol, o que impediria, por exemplo, um teatro com capacidade para 1 mil espectadores de receber 150? Ou uma casa de shows que comporte 10 mil, de receber 1.500 para um show?
Pela lógica, se pode um, pode outro.

Possivelmente, a cobrança do segmento de entretenimento virá. Resta saber se o governo vai manter a postura de restringir a liberação ao futebol, ou se flexibilizará o público de forma mais ampla.

“Em análise”
A possível migração (que já fora mais possível) de Flávio Dino para o PSB ganhou novos contornos nesta semana.

À coluna, o próprio governador disse que o tema está em debate. Porém, não deu data para “qualquer definição”.

Segundo Dino, apesar disso, o “tema continua em análise”.

Desejo
O PSB, por sua vez, ratificou desejo de ter Flávio Dino em seus quadros, também em contato com a coluna.

Porém, a transferência não é tão simples, e o governador precisará ser meticuloso para uma saída, caso aconteça, o mais suave possível.

O PCdoB, partido atual de Dino, está em compasso de espera e, por motivos óbvios, não quer perdê-lo.

Quem explica?
O município maranhense de São Raimundo das Mangabeiras já registrou ter aplicado mais doses da vacina contra a Covid-19 na população, do que a quantidade recebida da SES.

No relatório divulgado pelo Governo, até a manhã de ontem (12), São Raimundo das Mangabeiras já havia recebido o total de 4.379 doses de vacinas contra o coronavírus. Mas, conseguiu aplicar número superior: 4.563 doses.

Alcançou a marca “recorde” no estado de 104,2% de doses aplicadas. Ontem, O Estado cobrou explicações da SES, mas até o fechamento desta edição, não houve resposta.

Luto
A ex-vereadora de São Luís, ex-superintendente do Sebrae-MA e mãe do advogado Mário Macieira, Simone Lucília Andrade Macieira, morreu na manhã de ontem.

A morte de Simone foi provocada por complicações da Covid-19, que já vitimou milhares de pessoas no país e no mundo.

A OAB-MA, a ex-governadora Roseana Sarney, o governador Flávio Dino e diversas autoridades e lideranças políticas do Maranhão, lamentaram a morte da ex-vereadora.

Triste
Simone Macieira era tia da ex-governadora Roseana Sarney, que prestou solidariedade à família logo após a notícia do falecimento.

Roseana publicou uma foto em que ela aparece ao lado de Simone e se despediu da ex-vereadora da capital.

“Que ano difícil. Sua alegria vai fazer muita falta. Vá com Deus minha tia Simone. Estou muito triste”, escreveu em sua conta no Instagram.

DE OLHO

1.250 agentes de limpeza urbana serão vacinados em São Luís; a imunização do grupo - além dos rodoviários - começou ontem na capital maranhense.

Indefinido
Relator da CPI dos Combustíveis, o deputado Roberto Costa (MDB) contradisse a informação do presidente, Duarte Júnior (Republicanos), sobre convocação de donos de postos.

O emedebistas informou que ainda não há definição sobre o assunto.

Duarte havia informado nas redes sociais a decisão pela convocação para prestação de esclarecimentos sobre possíveis aumentos abusivos no preço dos combustíveis no Maranhão.

E MAIS

• O desembargador João Santana Sousa questionou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a extinção da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

• A Câmara Criminal foi transformada na 7ª Câmara Cível; o pedido do magistrado está sob relatoria da conselheira Candice Jobim.

• Começam a ficar mais intensos os movimentos da advocacia maranhense, já de olho na eleição para o comando da seccional local da OAB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.