COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A PANDEMIA tem mudado os planos de muita gente. Muitas festas foram adiadas e outras canceladas. Carlos Meneses Kosinski e Silvana Cristina Silva planejavam fazer uma grande festa de casamento, mas terminaram realizando apenas a cerimônia civil, na primeira semana de maio, com o testemunho dos pais dele, Ricardo Gaspar Kosinski e Rosana Roriz Meneses, e os pais dela, Edilson Silva e Patrícia Cristina Silva Oliveira
A PANDEMIA tem mudado os planos de muita gente. Muitas festas foram adiadas e outras canceladas. Carlos Meneses Kosinski e Silvana Cristina Silva planejavam fazer uma grande festa de casamento, mas terminaram realizando apenas a cerimônia civil, na primeira semana de maio, com o testemunho dos pais dele, Ricardo Gaspar Kosinski e Rosana Roriz Meneses, e os pais dela, Edilson Silva e Patrícia Cristina Silva Oliveira
O POETA americano William Ross Wallace tornou célebre esta frase:
O POETA americano William Ross Wallace tornou célebre esta frase: "A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo". Dr. Zé Francisco, Prefeito de Codó, é um destes privilegiados que ainda podem ser abraçados pelas mesmas mãos que balançaram o seu berço. Na foto, ele é visto ao lado de sua mãe, Dona Guinelza Lima Neres, com seus bem vividos 87 anos, comemorando o Dia das Mães. A foto me trouxe boas recordações, das longas prosas com minha saudosa mãe, Dona Zazá, no sofá de nossa casa

Há suspeita
Como medida preventiva está sendo feita recomendação aos municípios sobre o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca.
As prefeituras estão sendo orientadas para que suspendam temporariamente a aplicação dessa vacina para gestantes e puérperas, que são as mulheres no período de até 45 dias após o parto.
A medida preventiva segue a orientação da Anvisa até que seja esclarecido o óbito de uma gestante após a vacinação com o imunizante – segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o chamado “evento adverso” ocorreu no Rio de Janeiro.
A suspensão não significa que a morte tenha relação direta com a vacina, mas, sim, que o caso está sendo investigado.

Agente quilombola
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola, para disseminar práticas sustentáveis, ampliar as oportunidades de geração de renda e melhorar a qualidade de vida das comunidades quilombolas, por meio da capacitação continuada de jovens.
De acordo com o projeto, o programa será operado por meio da qualificação de jovens com idades entre 18 e 25 anos residentes em comunidades quilombolas de municípios maranhenses.

Agente quilombola...2
O programa será executado pela Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial, em parceria com as secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Agricultura Familiar e de Governo, e também com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão e Escola de Governo do Estado do Maranhão.
Para viabilizar o desempenho de suas funções, o agente de Desenvolvimento Rural Quilombola receberá auxílio financeiro mensal no valor de R$ 300,00, a ser pago pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular.

Vacina e atraso
A aplicação da segunda dose da Coronavac está suspensa em São Luís para mais de 3.730 pessoas desde o dia 6 de maio. É que, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, ocorreu um atraso na entrega do imunizante do Instituto Butantan.
As doses que estavam agendadas para os dias 6, 7 e 8 de maio foram reprogramadas para esta quinta-feira, dia 13. Das 3.730 pessoas que tiveram a sua segunda dose reagendada, a maior parte é do grupo de idosos com 63 anos.
O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo normal com as vacinas AstraZeneca e Pfizer para primeiras doses e, de segundas doses, com a vacina AstraZeneca.

Vem aí uma nova edição
Todas as atenções da sociedade maranhense estão voltadas para o lançamento virtual da segunda edição do meu primeiro livro, “Existencial de agosto”, no próximo dia 19, quando estarei festejando mais um ano de vida e 39 do lançamento da primeira edição (esgotada há muitos anos) desse livro de poesias. A nova edição é revista e aumentada, com impressão de luxo, mas resguardando o modelo original que tanto sucesso fez de crítica e de leitores por onde circulou, no Brasil e no mundo.

TRIVIAL VARIADO
A Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recentemente adquirida pela Astute, realizou um levantamento que aponta que o Instagram superou o Facebook em audiência e também em engajamento no último trimestre de 2020.

A rede social de fotos teve 39% mais audiência do que o Facebook. Além disso, o Instagram ainda contou com 21,4 vezes mais interações do que o irmão mais velho. Apesar do sucesso da rede, as marcas ainda publicaram mais no Facebook, que ficou com 54,9% de todas as postagens no período.

Na noite festiva e concorrida do primeiro dia da semana do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, uma presença rara: do secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, muitíssimo bem acompanhado.

Também circularam por lá, Fábio Ribeiro com a família, a advogada Carolina Moraes Estrela, Francisca e Márcio Barbosa (já fecharam as instalações onde funcionava a Class Eventos), o vereador André Jardins, de Presidente Dutra.

Teresa Martins não para. Nos últimos dias ela está às voltas com a produção do lançamento virtual da edição de luxo do livro de poesias Existencial de Agosto, com o qual fiz minha estreia na literatura em agosto de 1972. Centenas de amigos e admiradores estão garantindo, antecipadamente, o seu exemplar autografado.

O sucesso das viúvas que publicamos no PH Revista continua fazendo estrada. Não são poucas as sugestões de leitores lembrando nomes de outras viúvas que não foram homenageadas na edição do Dia das Mães. É claro que elas serão homenageadas do mesmo jeito.

Por sugestão dos leitores, estaremos destacando também neste fim de semana, casais jovens e enamorados que vivem uma história de amor que já dura quase duas décadas ou mais. São bonitos casais que enfeitam a vida social desta cidade e que, por conta da pandemia, estão recolhidos.

DE RELANCE

Os aliados possíveis
Analistas políticos defendem a tese de que China e Estados Unidos podem se transformar, mesmo sem querer, nos maiores aliados da reeleição de Jair Bolsonaro. Se as duas maiores economias do planeta começarem a viver a esperada euforia pós-covid até a metade do ano que vem, o Brasil será beneficiado pelo aumento do comércio internacional, maior demanda no setor agro e nos produtos nacionais. Desenha-se, assim, um cenário estapafúrdio. Adversários políticos de Brasília, Washington e Beijing, podem, com o sucesso das políticas de vacinação, alavancar a economia global e criar uma onda na qual Bolsonaro surfará.

Os aliados possíveis...2
Tem maus: essa maré pode ficar ainda mais favorável se o refluxo da crise chegar logo a países europeus como França e Alemanha, com os quais o Brasil de Bolsonaro também tem hoje arestas desconfortáveis. Some-se a isso a previsão de que, graças ao estímulo à produção de vacinas na China, Estados Unidos e Europa, haverá excedente de doses daqui a alguns meses. Essa eventual super oferta, gerada por quem apostou na cura, auxiliará quem debochou dela. Seria imprudente afirmar, com certeza, que o quadro acima irá se concretizar. Mas seria ingenuidade imaginá-lo como impossível.

Não vai dar em nada
Contra a estratégia da oposição, que pretende criar situações que levem a um relatório capaz de gerar um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, o senador gaúcho Luis Carlos Heinze, membro da CPI, acredita que por não existirem elementos importantes em relação ao governo federal, e a falta de disposição de investigar os recursos enviados aos governadores e prefeitos, mas apenas de criar fatos políticos na mídia, “a tendência é que a CPI não dê em nada”.

Novas funções com o Pix
O Banco Central prevê duas novas funções com o Pix – o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos – que devem ser lançadas em agosto deste ano: o Pix Saque e o Pix Troco. O BC colocou nesta semana em consulta pública as regras para os dois serviços. Por meio dos novos serviços, será possível aos usuários do Pix sacar recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, o que amplia as opções às agências bancárias e aos caixas eletrônicos.

Novas funções com o Pix...2
De acordo com o BC, por meio do Saque Pix o usuário poderá retirar recursos de sua conta sem que haja qualquer transação comercial com o estabelecimento. Na prática, funcionará como um saque simples, semelhante ao realizado em caixas eletrônicos. Já o Pix Troco estará associado a uma compra de um produto ou serviço. Ao pagar por meio do Pix, o usuário poderá fazer a previsão de um “troco” em espécie e retirar o dinheiro.

Novas funções com o Pix...3
Tem mais: a consulta pública prevê limite máximo para saque de R$ 500 por dia. Cada usuário terá quatro saques gratuitos por mês. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos que possuem a conta do usuário poderão cobrar tarifa por transação. Até o dia 9 de junho, a autarquia estará recebendo pela internet sugestões na consulta pública, inclusive em relação aos limites propostos. Daqui a alguns dias entra o Pix Cobrança com Vencimento. E o Pix por Aproximação chega até o fim do ano também.

Vacinas para hipertensos e obesos
Desde o começo da imunização contra covid-19 para o grupo com problemas crônicos de saúde, muitos interessados estão se dirigindo às unidades de vacinação com dúvidas sobre duas condições bastante comuns, mas que nem sempre garantem o direito preferencial na fila pelas doses: hipertensão e obesidade. Vale lembrar que nem todo maior de 18 anos hipertenso ou acima do peso se enquadra nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde para se vacinar neste momento. Há regras específicas para diferentes situações.

Vacinas para hipertensos e obesos...2
O questionamento mais frequente envolve as exigências mínimas para quem tem hipertensão ser considerado prioritário e como comprovar a condição. Não basta um atestado médico dizendo que “o paciente é hipertenso e deve se vacinar”. É preciso descrever o tipo de hipertensão, qual o grau, se tem lesão em órgão-alvo, para demonstrar que se enquadra. Os próprios médicos precisam estar atentos a isso.

Para escrever na pedra:
“Feliz o homem que sai da vida tão puro como nela entrou”. Do Talmude, a coleção de livros sagrados, preparados por rabinos judeus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.