Imunização

Maranhão tem acesso a mais 136,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Novo lotes com doses da CoronaVac e AstraZeneca foram entregues ontem pelo Governo Federal ao Estado; chegarão também 10 mil doses da Pfizer

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacinas Astrazeneca e CoronaVac chegaram ontem ao Maranhão
Vacinas Astrazeneca e CoronaVac chegaram ontem ao Maranhão (vacinas ma)

O estado do Maranhão recebeu na manhã de ontem, 29, novo lote de vacinas com 126,4 mil doses dos imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan e AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As doses foram entregues pelo Governo Federal à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e deverão ser distribuídas nos próximos dias aos municípios de todas as regiões do estado.

Ao todo, o Ministério da Saúde distribuiu 5,2 milhões de doses das vacinas a todos os estados e ao Distrito Federal. Os imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada.
Segundo apurou O Estado, para o Maranhão foram destinadas 124 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, e outras 2,4 mil doses de CoronaVac.

Destinação
As doses - pela regulamentação do Ministério da Saúde são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos de idade, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia.

No Maranhão, profissionais da Educação – do ensino básico ao superior -, também estão sendo imunizados de acordo com um calendário estabelecido pelos municípios, que leva em conta a faixa etária dos trabalhadores.

Profissionais de saúde que perderam o primeiro calendário ou que não puderam se vacinar no início do programa, também estão sendo vacinados na capital. Esses profissionais (retardatários) precisaram se cadastrar na plataforma municipal e estão sendo convocados também pela faixa etária.

Outro grupo prioritário deve ser incluído nas próximas semanas é o de gestantes. O Ministério da Saúde publicou uma nova norma técnica sobre as grávidas, puérperas e lactantes e classificou o grupo como prioritário.

Um calendário de vacinação prioritária desse grupo deve ser publicado nos próximos dias.

Mais

Nova vacina

No início da manhã de ontem, o Governo Federal confirmou que o Brasil receberia até o fim do dia o primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas Pfizer. O voo com as doses estava previsto para aterrissar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h, mesmo horário de fechamento desta página.
As doses serão distribuídas aos 26 estados e ao Distrito Federal. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, da vacina Pfizer o Maranhão receberá hoje 10 mil doses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.