Decisão

STF: Ministro determina que governo federal tome medidas para realizar o Censo

Marco Aurélio Mello deferiu liminar pedida pelo Governo do Maranhão e determinou que o Governo Federal realize o Censo demográfico de 2021

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, governo federal terá que realizar censo demográfico
Por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, governo federal terá que realizar censo demográfico (censo 2020)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, acatou pedido do Governo do Maranhão e determinou nesta quarta-feira, 28, que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico de 2021.

“Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, afirmou Mello.

Na decisão, Marco Aurélio criticou o corte no orçamento para o censo. Para o ministro, a decisão fere a Constituição.

“A União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de corte de verbas, descumpriram o dever específico de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia de alcance nacional – artigo 21, inciso XV, da Constituição de 1988. Ameaçam, alfim, a própria força normativa da Lei Maior”, escreveu o ministro.

O ministro negou que a decisão represente interferência. “Surge imprescindível atuação conjunta dos três Poderes, tirando os compromissos constitucionais do papel. No caso, cabe ao Supremo, presentes o acesso ao Judiciário, a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais e a omissão dos réus, impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica”.

Suspensão

Na semana passada o Governo Federal alegou inviabilidade financeira para o Censo, que já havia sido adiado no ano passado.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, havia falado na sexta-feira sobre a suspensão do levantamento realizado pelo IBGE. “Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, disse o secretário na ocasião.

Mais

O último estudo demográfico é de 2010. Ele deve ser feito a cada 10 anos no país e como baliza tanto desenvolvimento de políticas públicas como distribuição de verba pública obrigatória, o governo do Maranhão encontrou com a ação no STF. “O cancelamento do Censo traz consigo um imensurável prejuízo para as estatísticas do país, pois sem o conhecimento da realidade social, demográfica e habitacional, tornam-se frágeis as condições que definem a formulação e avaliação de políticas públicas” necessárias para o enfrentamento da desigualdade social”, justificou o Governo do Maranhão na ação que ingressou no STF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.