Educação

Cinco dicas para acertar na escolha dos cursos online

Especialista explica o que os alunos precisam ficar de olho para buscarem as opções mais certeiras para suas necessidades

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(home office)

São Paulo - Seja para o ensino básico, para uma especialização ou, quem sabe, para desenvolver um novo hobby, o ato de estudar é uma constante no dia a dia de crianças, adolescentes e adultos. E, para aqueles que desejam aprender assuntos diferenciados e que normalmente não são ensinados nas escolas e faculdades, as plataformas de cursos online têm ganhado as "graças" do público por conta de seus formatos e opções diferenciadas. Para se ter uma ideia, o formato tem ganhado tanto destaque nos últimos anos e, em especial durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, que segundo estudos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, os cursos profissionalizantes online atingiram a marca de 1.3 milhão de estudantes em 2020. Além disso, a PNAD também identificou um aumento de 9% nas matrículas em aulas de Ensino à Distância somente no segundo semestre do último ano.

Mas, em meio a tantas possibilidades, como decidir qual o melhor caminho seguir? Visando auxiliar aqueles que ainda desejam retomar os estudos e estão perdidos nesta busca, Sergio Agudo, CEO da Curseria , plataforma de cursos online que alia educação ao entretenimento, separou algumas dicas de ouro para esta empreitada. Confira!

Em primeiro lugar, defina suas metas e objetivos - uma coisa é fato: existem conteúdos e ferramentas para todos os tipos de necessidades e gostos. Por isso, antes de investir em algum curso, é necessário ter um momento de reflexão e entender quais são os seus gostos, sonhos e objetivos daqui para frente. Está sentindo que está ficando para trás em relação à sua área de atuação? Sempre teve curiosidade em saber como é o processo criativo daquela personalidade que tanto admira? Quer se antecipar e ditar tendências no seu trabalho ou em algum outro segmento? Uma vez que conseguiu identificar essas ou outras questões, garanto que seu olhar estará mais direcionado e as buscas serão mais efetivas!

Entenda sua rotina - hoje em dia existem diversas plataformas e escolas que possibilitam o ensino à distância, o que garante uma maior comodidade aos estudantes. Contudo, engana-se quem pensa que todas possuem o mesmo formato! Da mesma maneira que existem aulas que podem ser acessadas de qualquer dispositivo e em qualquer dia e horário, como é no caso da Curseria, existem outras plataformas que contam com o mesmo formato das escolas, com dias e horários definidos para a realização das aulas. Por isso, é importante ter em mente como anda sua rotina e sua disposição antes de pagar por um conteúdo que, talvez, você não conseguirá acompanhar por falta de tempo e/ou cansaço.

Busque cursos com professores que são autoridade no assunto - o mercado de cursos online tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mas nem por isso quer dizer que todas as opções disponíveis contam com profissionais realmente inteirados no assunto. Por isso, é de suma importância que o estudante faça uma boa pesquisa e avalie as expertises da plataforma e do professor indicado, a fim de garantir uma boa qualidade nos estudos e melhor aproveitamento do conteúdo.

Fique de olho nas avaliações de outros estudantes - muito além de definir qual é o tipo de curso online que deseja fazer, também é importante buscar por instituições de confiança e que, de fato, forneçam um bom conteúdo para você. Por isso, é importante ficar de olho no que outros estudantes e o mercado têm falado sobre a plataforma, o professor e o conteúdo escolhidos. Assim, é possível filtrar melhor e evitar qualquer tipo de enrascada, economizando tempo, dinheiro e possíveis dores de cabeça antes de fechar "às cegas" com alguém.

Entenda quais são os custos-benefícios do curso escolhido - antes de investir, busque saber quais são os retornos que você terá com o curso escolhido e ele atende suas necessidades. Se o intuito é se profissionalizar e incrementar seu currículo, fique de olho na certificação! Além disso, veja se a plataforma escolhida lhe dá todo o material de apoio necessário para aproveitar ao máximo as aulas ou se terá de arcar com mais este custo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.