Manutenção

Banheiro:10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

O box de banho necessita de uma manutenção anual? Pode usar cores na decoração de ambientes pequenos? O banheiro precisa de higienização semanal? São coisas comuns, mas que muita gente ainda tem dúvidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O cômodo precisa de uma higienização completa semanal
O cômodo precisa de uma higienização completa semanal (banheiro)

São Paulo - Quando o assunto é reforma, manutenção e utilização do banheiro, o que não faltam são dúvidas do que pode ou não fazer. "Muita gente se questiona sobre como realizar a limpeza e a manutenção do box de banho, além de não saber ao certo como higienizar o cômodo, como pensar em uma decoração apropriada para o espaço, entre outras indecisões", revela, Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambiente.

Pensando nisso, o especialista no assunto, esclarece os principais mitos e verdades que envolvem o banheiro. Confira!

1- Pendurar toalha no box de banho estraga a peça?
VERDADE!
"Apesar de um hábito comum, é importante não colocar toalhas ou vestuários pendurados no box de banho". De acordo com o profissional, nada deve ficar suspenso nas ferragens para não danificá-las ou gerar algum emperramento nos trilhos.

2- Usar cores fortes em ambientes pequenos deixam ele com aspecto menor?
MITO!
É possível utilizar tonalidades fortes em banheiros pequenos, sim! A dica aqui é prestar atenção em quais elementos no décor elas serão utilizadas, e de que maneira. "Uma opção legal é apostar a cor mais escura em uma única parede ou em algum pequeno ponto do ambiente, como um quadro ou a porta de um armário, que trará um charme e personalidade ao local", esclarece Érico.

3- Ferragens coloridas são indicadas apenas para ambientes maiores?
MITO!
As ferragens coloridas no box de banho podem ser usadas em diferentes tipos de banheiros, desde os pequenos até os maiores. O que muda, de acordo com a metragem do local, é o modelo do box.

"As ferragens coloridas trazem modernidade e charme para todo o tipo de banheiro. O importante é que o tamanho do box esteja alinhado com o espaço do cômodo", informa o profissional.

4- O banheiro precisa de higienização semanal?
VERDADE!
É recomendado, uma vez por semana, realizar uma limpeza mais pesada, pois o banheiro é um cômodo bastante utilizado e que acumula sujeiras e bactérias. Além disso, é importante realizar a manutenção diariamente. "Retirar os lixos com frequência e manter a pia e a área de banho sempre secas, são fatores que fazem a diferença para manter o local higienizado", indica o profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.