Acolhimento

Imperatriz conta com equipe específica para o serviço de abordagem social nas ruas

Objetivo é orientar, acolher e sensibilizar pessoas em situação de rua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Agentes da Guarda estão sempre presentes nas atividades, seja de noite ou de dia.
Agentes da Guarda estão sempre presentes nas atividades, seja de noite ou de dia. (Imperatriz)

Imperatriz -

O serviço de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realiza ações nas ruas dia e noite, durante toda a semana. Objetivo do trabalho é sensibilizar pessoas em situação de rua a saírem dessa realidade, além de orientar sobre os riscos que a situação pode trazer e quanto à exploração do trabalho infantil.

Durante as abordagens, os que manifestam interesse, são imediatamente encaminhados pela equipe aos serviços de acolhimento mantidos pela Sedes, que atendem a demanda. A Guarda Municipal de Imperatriz acompanha as ações para garantir a segurança do atendimento.

A secretária da Sedes, Janaína Ramos, explica que “uma equipe para o serviço de abordagem social foi instituída no início deste ano, portanto, no começo da segunda gestão do prefeito Assis Ramos, devido ao aumento da demanda. Antes disto, os abrigos e o próprio Centro Pop tinham suas equipes para realizar essas ações, porém, em fevereiro, com o aumento da população em situação de rua, eu e o prefeito decidimos destinar uma equipe específica para atender essas questões”, destacou.

A coordenadora Priscila Cadete informa que “o trabalho de abordagem é feito de maneira contínua e diária. Trabalhamos de segunda-feira até sábado, de 8h à 14h, à tarde e aos domingos ficamos em stand-by. Durante a noite, as rondas são feitas três vezes na semana, sendo que nos demais dias antedemos solicitações da população, que entra em contato e nos informa. Estamos sempre à disposição”, destacou.

SAIBA MAIS

Balanço dos atendimentos até o dia 18 de abril

- 95 abordagens a adultos (homens e mulheres).
- 35 crianças e adolescentes em situação de rua.
- 5 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Com relação ao procedimento dirigido a crianças e adolescentes em situação de rua e/ou de trabalho infantil, Priscila informa que é feita a condução do menor à sua casa, em seguida é realizado um trabalho de sensibilização e orientação aos familiares e/ou responsáveis e em caso de reincidência, casos são encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social e a outros programas sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.