Julgamento

Lava Jato: STF julga hoje recurso contra anulação das condenações de Lula

Pleno do tribunal vai analisar recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente pela Justiça do Paraná

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ex-presidente Lula teve suas condenações anuladas em decisão monocrática do ministro Edson Fachin
Ex-presidente Lula teve suas condenações anuladas em decisão monocrática do ministro Edson Fachin (Lula)

Brasília - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, 14, os recursos contra a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato no Paraná.

Os ministros analisarão recursos apresentados tanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto pela defesa de Lula. A PGR tenta derrubar a decisão individual de Fachin e restabelecer as condenações – e com isso, a inelegibilidade de Lula.

Já os advogados do ex-presidente recorrem de um dos pontos da decisão de Fachin – que, ao anular os julgamentos, também encerrou 14 processos no STF que questionavam aspectos da condução das investigações na Justiça Federal do Paraná. A defesa pede que essas ações sigam tramitando até que haja decisão definitiva sobre a validade ou não das condenações.

Um desses questionamentos é o habeas corpus no qual a Segunda Turma declarou a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do caso do triplex no Guarujá.

O plenário do Supremo terá que decidir, então, se a Segunda Turma deveria ou não ter continuado a julgar o habeas corpus, uma vez que Fachin já havia declarado o processo extinto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.