Latrocínio

Envolvido em latrocínio de tenente-coronel da PM está em Pedrinhas

Ele foi preso, em cumprimento de ordem judicial, na Cohab-Anil III; crime ocorreu na porta da residência da vítima, no Residencial Pinheiros

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mais um envolvido na morte do tenente-coronel Ronilson está preso
Mais um envolvido na morte do tenente-coronel Ronilson está preso (prisão)

São Luís - A polícia encaminhou na terça-feira, 6, Leonardo Matos Brandão, para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele foi preso em cumprimento de ordem judicial, na Cohab-Anil III, suspeito de ter roubado e assassinado o tenente-coronel da Polícia Militar Ronilson Gomes Pinto. O crime aconteceu no Residencial Pinheiros, no dia 28 de janeiro deste ano. Até o momento, dois acusados do crime foram presos, mais dois envolvidos, já foram identificados, ainda estão foragidos.

O caso é investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). O delegado Felipe César disse que o suspeito estava sendo procurado desde o mês de fevereiro e foi preso quando saía da residência da sua mãe, na Cohab-Anil III. Ele foi levado para a sede da SHPP, na Avenida Beira-Mar, onde prestou esclarecimentos sobre o caso e, na manhã de terça-feira, 6, levado para a unidade prisional onde vai ficar à disposição da Justiça.

O delegado ainda informou que Leonardo Matos havia sido identificado como um dos envolvidos no latrocínio (roubo seguido de morte) e, por isso, foi solicitado o mandado de prisão ao Poder Judiciário. Ele teria sido o condutor do veículo Peugeot cinza, utilizado pelos criminosos no dia do crime.

Leonardo Matos tem passagem pela polícia pelo crime de roubo. O delegado frisou que o criminoso é responsável em fazer o levantamento dos locais onde serão atacados, principalmente residências, e fornecer o armamento para o bando.

Felipe César contou que o proprietário do Peugeot, Leonardo Souza, de 30 anos, foi preso no dia 5 de fevereiro deste ano, na Maiobinha, em Paço do Lumiar. “Ele teria alugado o carro para os criminosos. Ainda faltam mais dois envolvidos serem presos pela polícia”, apontou o delegado.

Ato criminoso
Ronilson Pinto foi abordado por criminosos quando estava na porta de sua residência, localizada na Rua 3, no Residencial Pinheiros, na tarde do dia 28 de janeiro deste ano. O policial reagiu ao assalto e houve troca de tiros. Um dos filhos da vítima presenciou o ato criminoso.

A polícia informou que o policial militar levou pelo menos seis tiros e morreu no local. Os bandidos abandonaram o Peugeot e fugiram a pé, levando a pistola da vítima, que ainda foi recuperada.

Foragidos
A polícia ainda não tinha efetuado a prisão dos dois suspeitos de ter assassinado a tiros o sargento da Polícia Militar, Marcelo Freire de Carvalho. O crime ocorreu na noite do dia 27 do mês passado, em Bacabeira. O caso está sendo investigado como latrocínio pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Bacabeira, coordenado pelo delegado Ednaldo Santos.

O delegado declarou que as incursões continuam sendo realizadas no interior do estado, com o objetivo de prender os acusados. O policial militar estava na companhia de sua esposa e reagiu a um assalto, quando estava em um churrasquinho. Ele foi morto a tiros e teve a sua pistola ponto 40 roubada.


SAIBA MAIS

Cronologia do caso do assassinato do oficial superior da PMMA

  • Dia 28 de janeiro: o tenente-coronel Ronilson foi morto a tiros e teve a sua arma roubada pelos criminosos
  • Dia 29 de janeiro: o oficial superior da PMMA é sepultado e a SHPP começa a investigar o caso
  • Dia 5 de fevereiro: Leonardo Souza preso na Maiobinha como sendo um dos acusados do latrocínio
  • Dia 5 de abril: preso mais um envolvido nesse ato criminoso, identificado como Leonardo Brandão, no bairro Cohab-Anil III
  • Dia 6 de abril: as buscas continuam sendo realizadas pela polícia para prender mais dois suspeitos desse caso

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.