No dia do Jornalista

Brasil lidera em jornalistas mortos por Covid e PEC cobra prioridade na vacina

Desde o início da crise de saúde pública, a Press Emblem Campaign passou a acompanhar o drama dos profissionais de imprensa vítimas da Covid-19; lista da entidade inclui um perfil de cada vítima, como forma de humanizar os números da doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (jornalista)

São Paulo - O Brasil atravessa este Dia do Jornalista (7 de abril) com pouco a celebrar. Além da tristeza de ler, escrever ou comentar sobre a notícia de mais de 4,2 mil vítimas do coronavírus em 24 horas, os profissionais de imprensa brasileiros têm mais um motivo a lamentar: o país voltou ao topo da lista de jornalistas mortos por Covid-19 feita pela organização Press Emblem Campaign (PEC), sediada em Genebra. Foram pelo menos 140 vítimas desde março de 2020.

A lista não para de crescer. Até ontem eram 997, em 73 países. Brasil e Peru vêm se revezando na liderança da contagem. Juntos, os dois somam 277 profissionais que perderam a vida – mais do que a soma dos quatro países que vêm em seguida na lista.

Segundo Blaise Lempen, Secretário-Geral da entidade, a demanda para que os jornalistas sejam priorizados é amplamente sustentada. Ele cita como exemplos alguns países da África. Os governos de Uganda, Somália, Zimbábue e Malaui, decidiram incluir jornalistas entre os primeiros grupos de pessoas na fila para a vacinação contra a Covid-19.

Na Europa, jornalistas são considerados profissionais de linha de frente em muitos países na Alemanha, Irlanda, Holanda e Noruega. A Sérvia também decidiu em janeiro vacinar os jornalistas e outros profissionais da mídia com prioridade.

“Na América Latina, a Federação Nacional de Jornalistas do Brasil (FENAJ), a Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP) e a Diretoria Central da Associação Uruguaia de Imprensa (APU) recentemente instaram seus governos a considerarem os jornalistas como trabalhadores de linha de frente”, disse o Secretário-Geral.

Blaise Lempen informou que na Índia, a Press Association pressionou em março o governo a incluir jornalistas credenciados como prioridade para a vacinação contra a Covid-19. E que no Camboja, considerando que a mídia desempenhou um papel vital no combate à pandemia, o primeiro-ministro Hun Sen designou os jornalistas como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 em fevereiro. Em Bangladesh, os jornalistas também tiveram prioridade no programa de vacinação

Nos Estados Unidos, o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) do Center for Disease Control (CDC) recomendou que a mídia fosse incluída na lista de “trabalhadores essenciais” que deveriam receber a vacina na Fase 1c. O pessoal da produção de jornais foi incluído na Fase 1 b.

SAIBA MAIS

Brasil e Peru na triste liderança

O total de mortos por país é: Brasil (140), Peru (137), México (93), India (60), Itália (51), Estados Unidos (46), Bangladesh (46), Equador (45), Colômbia (39), Reino Unido (28), República Dominicana (27), Paquistão (25), Turquia (22), Panamá (16), Rússia (15), Espanha (15), Bolívia (14) e Ucrânia (14).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.