Capacitação

Instituto Cultural Vale lança programa de Gestão Contemporânea das Artes

Formação é gratuita, online e voltada para profissionais de Música e Artes Cênicas. Live inaugural tem Deborah Colker, Glória Caputo e Chico Pelúcio, do Grupo Galpão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Capacitação é gratuita
Capacitação é gratuita (artes Vale)

São Luís - O Instituto Cultural Vale está lançando o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes, voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas. O curso será ministrado online e de forma gratuita. A live inaugural do programa vai ser realizada nesta terça-feira (dia 6), com a palestra "O Futuro das Artes".

Profissionais de renome em suas áreas de atuação participarão da live, como: Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém, Chico Pelúcio, ator, diretor, gestor cultural, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Deborah Colker, bailarina e coreógrafa brasileira à frente da companhia de dança que leva seu nome. A abertura será feita por Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultural, Pesquisa e Conhecimento da Vale. A mediação será conduzida pela jornalista Adelaide Oliveira.

"O Instituto Cultural Vale ouviu produtores culturais sobre suas maiores necessidades e, a partir dessa troca, criou o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. É o primeiro programa educativo assinado pelo Instituto e direcionado para o dia a dia dos profissionais criativos da música e das artes cênicas. No ano passado, lançamos a capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura para democratizar o acesso de mais produtores ao mecanismo. Empoderar profissionais do setor é, também, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da economia criativa e propiciar mais oportunidades", afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

Estruturado a partir de três módulos, o programa didático tem como foco as principais necessidades da cadeia produtiva criativa hoje e abordagens específicas das áreas de atuação em que é centrado. Os temas dos módulos da formação são: Planejamento para Artistas - driblando as incertezas; Ambientação Digital - os novos desafios; Sustentabilidade e Cultura - abordagens desafiantes. Serão abordados ainda conteúdos fundamentais para a profissionalização e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores culturais.

O programa tem como objetivo ampliar o repertório conceitual e técnico dos profissionais da cultura para auxiliar em sua atuação autônoma no mercado de trabalho. Para isso, conta com nove apostilas de cada uma das videoaulas. Também na agenda do programa estão três lives, uma para cada módulo, para esclarecer dúvidas e para a troca de informações sobre o conteúdo entre alunos e professores. As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas no site do Instituto Cultural Vale - institutoculturalvale.org.

"Quando o Instituto Cultural Vale nos convidou para idealizar esse programa de Gestão Contemporânea das Artes, fomos inspirados pelos princípios de uma educação baseada no auto aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e na busca de processos formativos em gestão sensíveis à lógica de desenvolvimento do campo da arte e da cultura", concluiu Maria Helena Cunha, coordenadora geral e curadora do Gestão Contemporânea das Artes.

Fomento
O Instituto Cultural Vale tem iniciativas para fomentar a economia criativa em toda a sua cadeia produtiva. Além do programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes - Música e Artes Cênicas, oferece capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizará, ainda neste ano, a segunda edição da Chamada Vale de Patrocínios Culturais, que tem como objetivo fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural.

Em 2020, foram selecionados pelo edital 68 projetos em 24 estados e no Distrito Federal para execução em 2021, somando R$25 milhões incentivados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Gestão Contemporânea das Artes - Música e Artes Cênicas
Programa de formação virtual gratuito
Vagas ilimitadas
Videoaulas apostilas e lives
Desde o dia 29/03 no site: institutoculturalvale.org

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.