Fique sabendo

Período chuvoso: você sabe como se proteger de raios?

Saiba como se manter seguro e prevenir acidentes dentro ou fora de casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (raio)

São Luís - O Nordeste é a região com maior incidência de raios do país. Raios ou descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande intensidade que podem se dar entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra, tocando o solo. E eles vem acompanhado de outros fenômenos como relâmpagos, trovões, ventanias e chuva.

Com este tempo incerto, onde faz sol e depois cai uma grande chuva, é preciso estar atento aos riscos de acidentes elétricos tanto para ambientes internos quanto externos.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para evitar que outro acidente ocorra. Primeiro, certifique-se de que a vítima não está mais em contato com a fonte de eletricidade, caso contrário, é necessário que a energização seja interrompida. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia deve-se entrar em contato com a companhia, pela Central 116. É importante ressaltar que em casos de acidentes dessa natureza, basta ligar para emergência.

FIQUE ATENTO

Dentro casa
Apesar de não estarmos diretamente expostos a queda de raios, é preciso tomar algumas precauções que devem nos proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Para começar certifique-se de que sua instalação elétrica esteja dentro dos padrões técnicos e que as revisões e manutenções sejam realizadas a cada 3 anos. Além disso, cultive hábitos de prevenção simples, mas que podem evitar acidentes, tais como:

  • -Deixe conectado a tomadas somente os equipamentos que estejam em uso, economizando energia;
  • -Evite manusear equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços (os calçados de borracha podem funcionar como isolante);
  • -Em momentos de chuvas, ao desligar a TV da tomada, não esquecer de desconectar o cabo da antena;
  • -É preciso lembrar da importância de evitar o uso de remendos ou gambiarras na hora de fazer reparos. Solicite mão de obra profissional sempre que necessário.
Fora de casa
Grandes volumes de chuva costumam vir acompanhados de rajadas de vento que deslocam objetos, derrubam árvores ou mesmo a fiação elétrica. Diante dessas situações é preciso tomar cuidados, como:

  • -Buscar abrigo em local seguro, como o interior de residências e carros;
  • -Evitar locais abertos ou próximo de árvores e torres;
  • -Quando em lugares abertos, manter-se agachado com braços e pernas juntos e perto do corpo, mantendo-se próximo ao solo;
  • -Nunca se aproximar ou tocar em fiação elétrica caída no solo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.