Destaque

Projetos do Maranhão ganham duas premiações na Febrace 2021

Estado recebeu quatro prêmios no total; um dos trabalhos ficou em 1º lugar na categoria Ciências Biológicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(premiação febrace)

São Luís - O Maranhão foi destaque na premiação da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), cuja cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube no dia 27. A Febrace é a principal mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia do ensino fundamental, médio e técnico do país. O estado do Maranhão teve dois projetos finalistas na mostra e ambos foram premiados, num total de quatro prêmios (veja abaixo mais detalhes desses projetos).

Esta edição da Febrace contou com a participação de 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes, sob a orientação de 482 professores, de 295 escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram apresentados ao público por meio da Plataforma Virtual Febrace. Cada um deles foi avaliado pelo rigor científico e pela criatividade.

A avaliação dos finalistas foi feita por meio da plataforma Zoom. Dividida em dois turnos, com até dez salas simultâneas. Cada avaliação envolveu um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário. Os estudantes sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado à Febrace: vídeo, pôster e relatório. No total, foram realizadas 4.170 avaliações.

Sobre a Febrace
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Destaques do Maranhão na Febrace 2021

1º Lugar em Ciências Biológicas

- Destaque Unidades da Federação
- Prêmio de Excelência FeNaDante
Projeto: Nanotecnologia biobaseadas no pecíolo da Mauritia flexuosa para aplicação em design sustentável.
Imperatriz - MA
Centro Educacional Arteceb
Ana Beatriz de Castro Silva [Estudante]
Zilmar Timoteo Soares [Orientador(a)]
Iane de Paula Rego Cunha Dias [Coorientador(a)]

4º Lugar em Ciências Humanas

Projeto: Leitura cinematográfica "A Bela e a Fera": uma análise do discurso sócio literário
Imperatriz - MA
Colégio Santa Luzia
José Emanuel Santos Silva [Estudante]
Antonio de Pádua Pereira Silva [Orientador(a)]
Adriana Christinne Carvalho de Sousa [Coorientador(a)]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.