Covid-19

Agentes de Segurança do MA serão vacinados na próxima semana

Policiais militares e civis, bombeiros, agentes de trânsito, guardas municipais e agentes penitenciários fazem parte agora do grupo prioritário na vacinação

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Lula fez a sugestão, em reunião do Conass e Ministério da Saúde, para inclusão de agentes da segurança
Lula fez a sugestão, em reunião do Conass e Ministério da Saúde, para inclusão de agentes da segurança (Carlos Lula)

carla lima
Editora de Política

Os policiais militares, bombeiros militares, agentes de trânsito, guardas municipais, policiais civis e agentes penitenciários fazem parte, agora, do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. A decisão de incluir as categorias de Segurança na lista das prioridades veio após reunião do Conselho de Secretários de Saúde (Conass) com o Ministério da Saúde, ocorrida esta semana.
A previsão de início da aplicação de doses em agentes de Segurança é de que aconteça já na próxima semana no Maranhão, segundo confirmou a O Estado o secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula.

Imunização
A vacinação destas categorias não foi anunciada ontem pelo governador Flávio Dino (PCdoB) durante a coletiva que estabeleceu as novas diretrizes no estado em relação ao combate à Covid-19.
A imunização não será feita de uma vez em toda a categoria. A imunização do pessoal de segurança depende da liberação das doses e da organização na distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde.
Estados e municípios precisam ainda informar o número de profissionais de segurança que estão na ativa já que os da reserva e aposentados não serão incluídos no grupo prioritário. Após estes dados, as doses deverão ser destinadas proporcionalmente para cada ente da federação, segundo prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Visita
O secretário Carlos Lula esteve ontem, na Assembleia Legislativa, em reunião com o presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), para anunciar a vacinação dos agentes de segurança pública.
“Esse assunto foi provocado na Assembleia, discutido em duas sessões. E, hoje, tive a excelente notícia, anunciada pelo secretário Carlos Lula, de que conseguiu aprovar esta iniciativa em âmbito nacional e que vai implantar no Maranhão a priorização da imunização dos agentes de Segurança Pública”, disse Othelino Neto.

Leia mais em Geral 9

Mais

Os profissionais da área ficaram sabendo da prioridade na vacinação por meio das redes sociais do deputado estadual Rildo Amaral (SD), que anunciou a novidade. O parlamentar tem um projeto de lei que previsa a inclusão dos agentes de segurança, que ainda tramita na Assembleia Legislativa. Mas, mesmo que a proposta fosse aprovada, pouco adiantaria para a vacinação com doses distribuídas pelo Ministério da Saúde, porque a destinação para cada grupo de pessoas é feito pela gestão federal.

Medidas restritivas serão mantidas no MA

Em coletiva, na manhã de ontem, no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino anunciou a continuidade das medidas de restrição contra o coronavírus.
O objetivo é conter o avanço da doença, reduzir os números de óbitos e os riscos de contágio.
Em todo o estado, eventos, festas, reuniões e afins permanecem suspensos, e a administração pública estadual vai funcionar com 50% da capacidade e em regime de revezamento. Somente na Grande Ilha, comércio e indústria funcionam das 9h às 21h; bares, restaurantes, supermercados, academias, salões e igrejas, com 50% da capacidade, e também das 9h às 21h; pessoas que compõem os grupos de risco devem ser afastadas do trabalho (público e privado); as fiscalizações também estão mantidas.
Na próxima semana, o Governo reunirá com representações da rede particular de ensino, para antecipação total ou parcial das férias de julho.
“Conversamos com entidades de escolas, pais e alunos, que nos procuraram. Estamos examinando a solicitação e teremos uma decisão na semana que vem”, pontuou o governador Flávio Dino.
O governador ressaltou que, de acordo com o cenário que se apresentar após o novo prazo de restrições, as medidas podem ser flexibilizadas ou ampliadas. Nova coletiva está marcada para a sexta-feira, 9.
Para conter avanço da doença e reduzir cada vez mais os riscos de contágio e de óbitos, o Governo do Estado vem investimento fortemente na área da saúde. Os recursos ultrapassam o mínimo legal de 12% da receita estadual – chega a 15,11% e representa 25% a mais em investimentos. “Continuamos investindo e vamos sempre investir mais que este índice legal de 12%”, reforçou o governador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.