Alerta

Para espantar fake news neste Dia da Mentira

Neste 1º de abril, a página Doctoralia, criada pelo Ministério da Saúde, esclarece sobre as principais fake news relacionadas à Covid-19 para esclarecer a população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(fake news / mentira )

Brasília - Popularmente chamadas de fake news, as notícias falsas têm se tornado ainda mais comuns em tempos de pandemia. Inúmeras inverdades são criadas, espalhadas e difundidas, principalmente nas redes sociais. A maioria delas pode ser nociva, promovendo desinformação e até mesmo golpes transvestidos de informação.

No ano passado, devido à grande disseminação de mentiras em torno da Covid-19, o próprio Ministério da Saúde criou uma página no intuito de orientar corretamente a população. Por isso, neste 1º de abril, data mundialmente conhecida como o Dia da Mentira, a Doctoralia reuniu as principais fake news relacionadas ao tema, questionadas no quadro Pergunte ao Especialista, disponível na plataforma de eHealth com o intuito de orientar a população.

Ativo desde 2013, o quadro reúne mais de 600 mil dúvidas respondidas sobre diversas temáticas relacionadas à saúde, e, desde 2020, a pandemia é responsável por cerca de 2.500 perguntas. A maioria delas gira em torno da relação de medicamentos com o agravamento ou prevenção da doença.

O uso do antidiabético a base de metformina, por exemplo, foi questionado como um possível potencializador da Covid-19, assim como o anti-hipertensivo losartana, porém não há estudos ou notícias verdadeiras que apontem qualquer relação do tipo. Medicamentos utilizados no tratamento de infestações causadas por parasitas foram os protagonistas das fake news, ao serem associados como possível prevenção ao Coronavírus, com 887 cliques de pessoas que se interessaram em desvendar a mesma questão.

Outra dúvida um tanto quanto problemática gira em torno da impossibilidade de contaminação, no caso de pessoas que sofrem com rinite e sinusite. Também há aqueles que suspeitam da relação da ingestão de comidas remosas, como mariscos e caranguejos, com possível piora ou reinfecção pelo Sars-CoV-2.

São diversas as perguntas em cima do assunto que apontam grande desinformação e, pensando na importância de desmentir essas fake news, neste Dia da Mentira, Dra. Elaine Monteiro Matsuda, médica infectologista da Doctoralia, reforça o valor de disseminar conhecimento à população e se coloca à disposição para entrevistas sobre o tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.