Regime prorrogado

Eventos continuam suspensos em todo o Maranhão, anuncia Flávio Dino

O regime vigente foi prorrogado por mais uma semana; serviço público estadual retorna, mas com capacidade reduzida e revezamento

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Medidas foram anunciadas durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (1°)
Medidas foram anunciadas durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (1°) (Dino)

São Luís – Na manhã desta quinta-feira (1°), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), realizou mais uma coletiva de imprensa para anunciar medidas contra a pandemia do novo coronavírus. O regime atual foi prorrogado até o dia 11 de abril, sendo assim, eventos ainda estão suspensos em todo o território do estado.

Outras Medidas

A administração pública estadual voltará a funcionar, mas com 50% da capacidade e revezamento, em todo o Maranhão.

Em relação a Ilha de São Luís, o comércio e indústria devem abrir entre 9h e 21h. Supermercados, academias, salões e igrejas continuam funcionando com 50% da capacidade. O grupo de risco deve ficar afastado no setor público e privado.

Flávio Dino anunciou também, que na semana que vem acontecerá um debate com entidades que representam a educação privada no Maranhão. Segundo o governador, essas entidades procuraram o governo para pedir que as férias de julho sejam antecipadas total, ou parcialmente.

Leitos

Em 2021, 955 novos leitos para Covid-19 foram implementados na saúde pública do Maranhão. O total de leitos clínicos ficou em 608, de UTI 347. Nesta semana, o Hospital de Campanha foi entregue com 60 novos leitos, 10 no Anexo da Maternidade de Alta Complexidade e 35 no Hospital Referência: (Antiga UPA) de Bacabal. “Nós evitamos colapso”, afirmou o governador.

Até a manhã desta quinta-feira, 1°, a taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 na Grande Ilha de São Luís é de 92,03%, no momento, restam 20 leitos livres. Os leitos de enfermaria ocupados são 88,03%, sobrando 59. Lembrando, que essa taxa diz respeito a leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em Imperatriz, segundo o último boletim da SES, possui somente quatro leitos livres de UTI, uma taxa de ocupação de 94,44%. Para os leitos clínicos, 47 estão vagos de um total de 194, ou seja, 75,77% de ocupação.

A situação mais tranquila – em relação a leitos clínicos – é a do interior do estado. Ainda restam 244 unidades disponíveis, uma taxa de ocupação de 53,88%. Os leitos de UTI nas demais regiões do estado são 233, desses 55 se encontram disponíveis para pacientes com o coronavírus, o que equivale a 76,39% de ocupação.

Vacinação no MA

  • 1 milhão de doses recebidas até ontem, 31 de março
  • 779 mil doses distribuídas pelo estado
  • 494 mil doses aplicadas pelos municípios
  • 177 cidades com aplicação acima de 70%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.