Abertura

Comércio reabre com promoções e descontos para atrair clientes

Lojas ficaram fechadas desde a última sexta-feira; nesta segunda-feira, antes de os estabelecimentos da Rua Grande reabrirem, já havia clientes aguardando na porta, o que representou um sopro de esperança de boas vendas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Consumidores aguardavam ansiosos a reabertura do comércio
Consumidores aguardavam ansiosos a reabertura do comércio

São Luís - Os proprietários de lojas na Grande Ilha abriram as portas de seus estabelecimentos comerciais na manhã desta segunda-feira, 29, com promoções, descontos e facilidades na forma de pagamento das mercadorias, com o objetivo de atrair clientes e minimizar o prejuízo que tiveram com o comércio fechado durante o fim de semana prolongado. Conforme decreto estadual, de sexta-feira, 26, a domingo, 28, todas as atividades foram suspensas no estado e apenas os serviços essenciais funcionaram, para evitar o avanço da pandemia da Covid-19.

“Deixei de faturar mais de R$ 4 mil por dia”, afirmou o comerciante Ribamar Farias, de 55 anos. Ele contou que possui uma loja de confecção na Rua Grande e, no decorrer desta semana, iria realizar promoções de algumas peças, com o objetivo de garantir um bom lucro. “Preciso vender para poder pagar as faturas que estão com data para vencer na primeira semana do próximo mês”, explicou o comerciante.

Wellington Veigas, de 34 anos, que também possui loja no centro da cidade, disse que perdeu mais de R$ 8 mil com sua loja fechada por três dias, em cumprimento ao decreto estadual. Para atrair clientes, foi necessário facilitar a forma de pagamento e realizar promoções e descontos também.

Elton Sousa, de 38 anos, que é gerente de uma loja de eletrodomésticos, frisou que vai ser necessário realizar promoção e liquidação, para que possa aumentar as vendas. “Na verdade, o lojista precisa inovar para atrair a clientela e buscar pela venda e o lucro”, frisou o gerente.

Movimento intenso
O movimento na Rua Grande, que é considerado como um dos principais pontos do comércio de rua da capital, estava intenso desde o período da manhã desta segunda-feira, 29. Antes mesmo das 9h havia pessoas na porta das lojas, esperando o momento de abrir. Em alguns estabelecimentos os clientes enfrentaram fila no momento em que começou o funcionamento.

O montador Marlow Silva, de 23 anos, disse que mora no Maracanã e foi logo cedo ao centro da cidade para fazer o pagamento de um cartão de crédito. “Quero pagar logo o cartão dessa loja e fiquei com medo, porque ficou fechada durante o fim de semana”.

A doméstica Alcilene da Silva, de 46 anos, reside no Sacavém e decidiu ir ao centro da capital para realizar pagamento de alguns tributos e aproveitar para fazer compras. “Preciso comprar algumas peças de roupas para os meus filhos vestirem em casa”, disse.

As lojas dos shoppings da cidade também reabriram ontem, a maioria com promoções, liquidações e descontos, expondo placas nas vitrines, informando os atrativos para os clientes. “A loja fechou no fim de semana, então não houve nenhum tipo de lucro e durante esta semana estamos com promoção para poder atrair clientes e ter uma boa venda”, disse Alessandra Gomes, de 34 anos, que é vendedora de uma loja de cosméticos.

Entre os bares da orla, foi dia de limpeza e higienização para voltar a funcionar
Entre os bares da orla, foi dia de limpeza e higienização para voltar a funcionar

SAIBA MAIS

O funcionamento das atividades na Ilha:

  • Lojas funcionam das 9h às 21h;
  • Shows e eventos ainda estão suspensos por mais uma semana;
  • Bares e restaurantes voltam a funcionar partir de segunda (29), mas com limite de 50% na capacidade de atendimento presencial;
  • Academias também reabrem, com limite de 50% da capacidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.