Economia

A importância da educação financeira na pandemia

Planejar as suas finanças é importante para evitar dívidas desnecessárias, principalmente, no atual momento de crise econômica que o mundo atravessa por causa da coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A educadora financeira Núbia Sousa
A educadora financeira Núbia Sousa (núbia sousa)

São Luís- Desde a chegada da pandemia da covid-19, a preocupação em cuidar da saúde se tornou prioridade, medidas de prevenção tiveram que ser adotadas para o bem de todos. Mas, ao mesmo tempo, em que há preocupação com a saúde, saber gerenciar os gastos em meio a tudo isso é essencial para administrar as finanças. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Locomotiva, 41% dos brasileiros buscaram por educação financeira desde o início da pandemia. Esse pode ser um reflexo do resultado da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em que 80% dos brasileiros não sabem controlar suas despesas..

No Maranhão, 88% das famílias ludovicenses iniciaram 2021 utilizando fontes de créditos para financiar o consumo, ou seja, quase nove a cada 10 consumidores de São Luís estão em situação de endividamento, é o que aponta a pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

O superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, relata que há uma preocupação com o número de famílias inadimplentes, de 43,7% na capital maranhense. “Parte dessas famílias não está conseguindo quitar esses débitos contraídos, aumentando o nível de inadimplência, ou seja, famílias com contas em atraso, que voltou a crescer no mês de janeiro”, destaca o superintendente.

Interesse
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 41% dos brasileiros passaram a pesquisar mais sobre educação financeira durante a pandemia. Foi pensando nessa busca que a educadora financeira Núbia Sousa, passou a oferecer cursos online, através de seu site, onde o planejamento financeiro é tema central. O formato remoto foi uma das alternativas que ela encontrou para poder ajudar quem precisa a aprender a administrar suas próprias finanças.

A educadora conta que, em momento de pandemia como este, trabalhar um plano de finanças é essencial para poder organizar os gastos e evitar dívidas desnecessárias, e que alguns métodos oferecidos podem ajudar a ter uma vida financeira equilibrada. “O Método Plus oferecido no curso tem o objetivo de ajudar no processo de mudanças para melhor administrar a vida financeira, não só ensinar como guardar dinheiro ou fazer aquela reserva, mas também em como ter qualidade de vida”, ressaltou.

A representante comercial Sabrina Coelho, 36 anos, relata que encontrou, na educação financeira, um novo olhar para administrar as suas finanças, sem se preocupar com o quanto tem na carteira. “O curso ajudou a ampliar minha visão sobre como economizar mais e qual a melhor forma. Entendi que podemos economizar, não somente quando tiver dinheiro sobrando. Hoje posso fazer isso em várias circunstâncias, além de conhecer um pouco mais sobre as várias formas de investimentos que o mercado disponibiliza. Independentes da área profissional, todos deveriam agregar a educação financeira para conhecimento pessoal”, relatou.

Saiba mais

Para quem necessitar conhecer sobre as finanças pessoais, entender sobre orçamento e planejamento, aprender como reestruturar as finanças e sobre investimentos aplicáveis, o curso de Educação financeira, está com inscrições abertas, com realização neste sábado, 27, das 8h às 14h30. Para participar do curso, que será oferecido de forma remota, basta acessar o site www.nubiasousa.com.br. Além disso, os interessados encontram dicas sobre educação financeira no instagram @nubiasousa.oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.