Homenagem

Troféu Mirante faz 16 anos e ganhará uma programação especial

O evento tem como objetivo homenagear o segmento que se tornou um dos setores mais abalados pela pandemia do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Ex-atleta Iziane Castro vai participar de apresentação na programação
Ex-atleta Iziane Castro vai participar de apresentação na programação (IZIANE CASTRO SAMPAIO )

SÃO LUÍS - Os 16 anos do Troféu Mirante Esportes serão celebrados com dupla programação no sábado, 3. Na TV Mirante, será exibido um especial em homenagem aos atletas que fizeram parte desta história, e no portal Imirante.com grandes nomes do esporte maranhense também apresentarão uma programação especial, o Treino Troféu Mirante. O evento tem como objetivo homenagear o segmento que se tornou um dos setores mais abalados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto produzido pela emissora mostrará conteúdos que vão informar, apresentar histórias inspiradoras e promover todos os conceitos positivos atrelados à prática dos esportes.

De acordo com a diretora de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, Maria Fernanda Sarney, a empresa incentiva a valorização do esporte maranhense por meio de ações como o Treino Troféu Mirante e, mesmo durante o período de pandemia da Covid-19, é necessária a exibição de conteúdos que enalteçam o setor esportivo. "Homenageamos nossos atletas com a premiação Troféu Mirante todos os anos, mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus foi preciso reformular a celebração. Sendo assim, criamos o programa para continuarmos com esse momento de reconhecimento aos atletas, ainda mais nesse momento tão difícil. O Grupo Mirante se mantém lado a lado com o esporte e sempre reconhecendo o trabalho de todos os setores esportivos do nosso estado", ressaltou.

Para a coordenadora de Conteúdo do Imirante.com, Cíntia Araújo, até a escolha do nome do programa é uma homenagem a atletas conhecidos e anônimos. “O que todo atleta faz, independentemente se está ou não competindo? Treina. É por meio dos treinamentos que os atletas conseguem superar suas metas e se destacarem nas modalidades esportivas que praticam. O esporte, assim como outros segmentos, foi muito prejudicado pela pandemia da Covid-19 e não tivemos como realizar o Troféu Mirante Esporte, que já entrou para o calendário esportivo do Maranhão como a maior premiação esportiva do estado. Então, encontramos uma maneira de homenagear o esporte local mesmo neste momento”, disse.

Exibições

O Especial 16 anos será transmitido ao vivo depois do Jornal Hoje, na TV Mirante, e será apresentado por Matheus Sampaio. Já às 14h30, no portal Imirante.com, o Treino Troféu Mirante vai ser apresentado por grandes nomes do esporte maranhense. Foram convocados para o projeto o kitesurfista Bruno Lobo, a ex-jogadora de basquete Iziane Castro e o surfista Kadu Paquinha.

“A escolha dos apresentadores foi muito criteriosa, pois escolhemos atletas renomados do nosso estado que são destaques nas suas modalidades e servem de exemplo para os que estão começando”, destacou Cíntia Araújo.

O coordenador do programa de TV do Treino Troféu Mirante, Thiago Amorim, destacou a duração da premiação. “Como é um programa para lá de especial dos 16 anos do Troféu Mirante, vamos relembrar os grandes vencedores, histórias emocionantes e homenagear nossos heróis do esporte”, explicou.

Por meio dos quadros principais “Treinando no Espelho”, “No Pódio”, “Mais Uma Chance” e “Valendo”, será possível assistir entrevistas com maranhenses que se tornaram medalhistas olímpicos, esportistas premiados pelo Troféu Mirante e até um quiz com perguntas sobre os termos e gírias de cada esporte. O Treino Troféu Mirante é um programa especial que levará o esporte e a vida do atleta para as casas dos internautas.

Última edição

O Troféu Mirante Esporte completou 15 anos em 2020. Uma grande celebração que reconhece o esporte como instrumento do desenvolvimento social e da qualidade de vida, no dia 23 de janeiro, no Teatro Arthur Azevedo (Centro) O evento considerado o “Oscar” do esporte do Maranhão. Neste ano, premiou os atletas destaques em 2019. A premiação ainda contou com os convidados especiais serão os ex-jogadores e comentaristas de futebol do Grupo Globo, Júnior e Caio Ribeiro, e o técnico da Seleção Brasileira feminina de Tênis de Mesa, Hugo Hoyama. Promovido pelo Grupo Mirante, o troféu vai premiar os destaques de 28 modalidades.

Umas das novidades da 15ª edição do Troféu Mirante foi a inclusão da categoria Paralímpico na premiação, e uma homenagem os maranhenses que vão disputar os Jogos Olímpicos em Tóquio. A skatista Rayssa Leal (conhecida como Fadinha), de 12 anos, da cidade de Imperatriz, que recebeu uma das homenagens, era a atual campeã brasileira na categoria “street” e ficou conhecida mundialmente após vencer, em 2019, uma etapa da SLS (Mundial de Skate Street), em Los Angeles,se tornando a mais jovem atleta a conseguir essa façanha. A Fadinha é nome quase certo do Brasil em Tóquio.

Com vaga garantida também nos Jogos Olímpicos, a integrante da Seleção Brasileira de Handebol, Ana Paula, que é de Bequimão (355 km de São Luís), campeã Mundial (2013), e medalha de ouro nos Pan-Americanos de Lima, no Peru, será lembrada na cerimônia. Assim como o cavaleiro Marlon Zanotelli, de Imperatriz, um dos brasileiros mais bem colocados no ranking do hipismo internacional, e dono da primeira medalha de ouro do país na prova individual de saltos no hipismo em Jogos Pan-Americanos, em Lima também.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.