Reforço

Covid-19: começa a montagem do novo hospital de campanha na capital

Unidade, destinada ao tratamento da Covid-19, terá 80 leitos, sendo 70 de enfermaria e 10 de UTI; grupos Mateus e Ceuma são parceiros da iniciativa

Daniel Matos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O novo hospital de campanha de São Luís funcionará a poucos metros do Hospital Carlos Macieira (HCM)
O novo hospital de campanha de São Luís funcionará a poucos metros do Hospital Carlos Macieira (HCM) (hospital de campanha)

São Luís - O novo hospital de campanha destinado a atender pacientes com sintomas graves da Covid-19 começou a ser montado ontem no Espaço Renascença, no bairro Jardim Renascença, cedido gratuitamente pela Universidade Ceuma. Situado a poucos metros do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira (HCM), o hospital de campanha é um investimento do Governo do Estado em parceria com o Grupo Mateus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

A unidade hospitalar terá 80 leitos, dos quais 70 serão de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, destacou os esforços do governo do Maranhão para prospectar investimentos em saúde pública durante a pandemia junto à iniciativa privada e a outros países, a exemplo do hospital erguido em Pedreiras, fruto de parceria com a empresa de energia Eneva; o hospital de campanha de Bacabal, em conjunto com a Embaixada dos Estados Unidos; e hospital de campanha de Imperatriz, viabilizado pelo Grupo Suzano Papel e Celulose.

“Agora, chegou a vez de São Luís, onde instalaremos nos próximos dias, em parceria com o Grupo Mateus, um hospital que disponibilizará entre 60 e 80 vagas para o tratamento do coronavírus!”, ressaltou Simplício, exaltando a parceria.

Cessão gratuita

Preocupada com o grave cenário de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Ceuma cedeu gratuitamente o prédio do Espaço Renascença ao Governo do Estado para a montagem do hospital de campanha de São Luís.

A montagem da estrutura, destinada a acolher pacientes com sintomas graves da Covid-19, começou na manhã de ontem. Bem localizado, o prédio fica próximo ao Hospital Carlos Macieira, em área acessível, o que facilita a locomoção.

O secretário Simplício Araújo vistoriou o espaço e acompanhou o descarregamento dos materiais. Ele agradeceu a colaboração do Grupo Ceuma para o enfrentamento à pandemia no Maranhão.

Vacinas

O Governo do Maranhão recebeu, na tarde de ontem, o sétimo lote da vacina CoronaVac. São mais 116.800 doses do imunizante contra o novo coronavírus, enviadas pelo Ministério Saúde e que terão como público-alvo trabalhadores da saúde e pessoas de 75 a 79 anos residentes nos 217 municípios do estado.
O penúltimo lote recebido da CoronaVac chegou ao Maranhão na última quarta-feira, 10, com 66.800 doses que, além de também alcançar profissionais de saúde, teve como destino final a proteção de idosos com idade de 75 a 84 anos.

Com o lote recebido nessa terça-feira, o Maranhão já recebeu 631.640 doses recebidas, sendo 98 mil da AstraZeneca e 533.640 da CoronaVac.

Decreto

O envio do lote da Coronavac recebido na última quarta-feira, 10 esteve condicionado ao Decreto nº 36.531, de 4 de março, que estipulava a cobertura vacinal de 60% por parte dos municípios para recebimento de novas doses. A partir de 12 de março, conforme o novo Decreto nº 36.582, o envio das 116.800 novas doses que chegaram ao estado está condicionado à aplicação de 70% das doses já distribuídas.

O Ministério da Saúde já distribuiu oito lotes de vacinas desde 18 de janeiro, início da campanha de vacinação contra a Covid-19. A nova remessa totaliza 24,5 milhões de doses, das quais mais de 11,8 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.