Combate ao Coronavírus

HU-UFMA amplia oferta de leitos para atendimento a pacientes com Covid

Mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva são disponibilizados, totalizando 20 leitos de UTI covid, além dos 20 de enfermaria

Da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Agora o hospital conta com 20 leitos de UTI Covid-19
Agora o hospital conta com 20 leitos de UTI Covid-19 (leitos)

São Luís – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abrirá amanhã, 17, mais 10 leitos de UTI Covid-19 para atendimento aos pacientes da covid-19, referenciados pela Prefeitura de São Luís. Já estavam em funcionamento 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), totalizando o número de 20 leitos de UTI, além dos 20 leitos de enfermaria já disponibilizados.

Os pacientes transferidos serão admitidos em área isolada no hospital. E diante de todo esse cenário, não serão permitidos acompanhantes e visitantes, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias, entretanto, a equipe de saúde entrará em contato diariamente com o cuidador de referência do paciente para passar todas as informações do quadro clínico, o chamado boletim clínico diário por videochamada. O espaço que abrigará as UTI’s covid será utilizado pela primeira vez.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta todo o esforço que a instituição vem fazendo para oferecer o melhor para a população no combate ao novo coronavírus, “A equipe do hospital está mobilizada no combate do coronavírus. Além de ofertar mais leitos, para somar esforços com toda a rede, estamos sempre na busca incansável para oferecer a melhor assistência”.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, destaca como essencial a ampliação dos leitos para fortalecer o combate à pandemia “Mais uma vez o Hospital Universitário e a UFMA cumprindo o seu papel de entregar à sociedade um alto padrão de atendimento. Estamos hoje entregando leitos de UTI que são de altíssimo padrão. Nossos pacientes covid terão o melhor tratamento no que diz respeito à terapia intensiva”.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, parabeniza a gestão do HU pelo trabalho importante que está sendo desenvolvido e reforçou que não adianta apenas abrir mais leitos, a população também precisa se aliar nessa luta por meio de ações simples e eficazes. “Primeiramente parabenizo a gestão do hospital e da universidade pela excelente parceria firmada para o enfrentamento da covid, principalmente nesse momento de dificuldade com essa curva ascendente de novas contaminações, com as variantes que estão circulando por aí, mas é preciso que a população faça a sua parte, que não deixe de usar máscaras, que evite aglomerações. Precisamos juntos vencer essa pandemia”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, reforça o papel da Universidade nessa parceria para enfrentar a pandemia. “A UFMA está fazendo a sua parte e o HU não podia ficar de fora desse momento em que a população mais precisa. Já adotamos também novas medidas restritivas para garantir a segurança de todos, mas é preciso que cada um contribua reforçando os protocolos de prevenção, com distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.