Pressão

Sampaio enfrenta o Botafogo (PB) e vê Rafael Guanaes ameaçado

A Bolívia Querida não vence há quatro jogos: dois empates e duas derrotas, ameaça o cargo do técnico Rafael Guanaes; a última vitória do Tricolor foi contra o São José (MA) por 4 x 0, em casa, pelo Estadual 23 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pressiona, o Sampaio Corrêa precisa de uma vitória para afastar a crise
Pressiona, o Sampaio Corrêa precisa de uma vitória para afastar a crise (Sampaio)

São Luís - E m seu pior momento na temporada, o Sampaio Corrêa enfrenta o Botafogo (PB), neste sábado, 14, às 20h30, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Com apenas um ponto, o Tricolor é o sétimo colocado do Grupo A, da Copa do Nordeste. No Grupo B, o time paraibano tem dois pontos e está na mesma colocação. Com um jejum de quatro jogos: dois empates e duas derrotas, o técnico da Bolívia Querida, Rafael Guanaes, no comando da equipe.

O Sampaio tenta esquecer a desclassificação na Copa do Brasil, quando foi derrotado pelo desconhecido Rio Branco (ES), de virada, por 2 x 1, na noite da quarta-feira, 10, no estádio Kleber Andrade. Além da classificação, a Bolívia Querida ainda deixou embolsar a quantia de R$ 675 mil, o que deixou o presidente Sérgio Frota muito irritado ao ponto de prometer nas redes sociais que vai alguém vai pagar a conta, gerando protestos entre torcedores do clube nas redes sociais.

A verdade é que o técnico Rafael Guanaes ainda não conseguiu impor um padrão de jogo ao time e sem vencer há quatro jogos: dois empates: Sport (PE) por 1 x 1, pela Copa do Nordeste fora de casa e Juventude (MA) por 0 x 0, pelo Campeonato Maranhense também fora de casa, e duas derrotas: Fortaleza (CE) por 2 x 0, pelo Nordestão em casa, e Rio Branco (ES) por 2 x 1, pela Copa do Brasil, fora de casa.
A última vitória do Sampaio Corrêa foi contra o São José (MA) por 4 x 0, em casa, pelo Campeonato Maranhense, no dia 23 de fevereiro.

O jejum de vitórias do Sampaio Corrêa e eliminação precoce na Copa do Brasil não devem ficar barato, foi o que prometeu o presidente do clube Sérgio Frota em uma postagem. “Todas as condições foram dadas. Agora, vou tomar as medidas que forem necessárias”, postou. Medidas que só devem serem tomadas quando o time voltar de João Pessoa (PB).

O mais provável é que Rafael Guanaes mantenha a base que vem atuando, quando o elenco está disponível por completo. A principal dúvida é se o zagueiro Joécio, recuperado recentemente de Covid-19, já reassume sua vaga neste duelo ou somente será utilizado nas partidas seguintes.

Em entrevista coletiva divulgada pelo Botafogo (PB) na tarde da quinta-feira, 11, Marcelo Vilar afirmou que Clayton está com um déficit muscular, ou seja, entrar em campo agora pode resultar em lesão. Diante disso, o clube está preparando o meia para poder jogar apenas quando atingir um nível ideal, algo mais semelhante ao patamar de 2019, quando ele se destacou pelo Alvinegro da Estrela Vermelha.

“A gente está avaliando com bastante carinho. Ele passou um tempo de inatividade e precisa de atenção. A gente quer o Clayton que jogou aqui anteriormente e, para isso, a gente precisa prepará-lo. Ele tem um déficit muscular, porque chegou mais magro do que ele já é. Então precisamos avaliar a cada semana. Eu não conto com ele para este jogo. Vamos trabalhar para que ele possa desenvolver aquele futebol de 2019, que a torcida tanto gostou”, disse Marcelo Vilar.

Sem a presença de Clayton, o Botafogo (PB) deve ter a mesma escalação que empatou com o Bahia na semana passada. O próprio Marcelo Vilar confirmou que deve manter o mesmo time e a mesma estratégia de jogo para bater o Sampaio Corrêa e vencer pela primeira vez na temporada.

“O esquema tático é o mesmo. Vai ser assim que a gente vai jogar contra o Sampaio Corrêa. Espero que os nossos jogadores entendam e se adaptem à situação que o jogo oferecer. Com relação ao time, nós pretendemos colocar o mesmo time para que possamos construir um conjunto maior”, garantiu o técnico do Botafogo (PB).

BOTAFOGO (PB) x SAMPAIO

BOTAFOGO (PB): Felipe, Rodrigo Ramos, Samuel, William Machado e Tsunami; Rogério, Juninho, Pablo e Marcos Aurélio; Welton e Rafael Oliveira

Técnico: Marcelo Vilar

SAMPAIO: Mota, Roni, Paulo Sérgio (Joécio) Allan e Marlon; Guilherme Teixeira, Ferreira e Dione; Dudu, Jefinho e Matheus Cassini

Técnico: Rafael Guanaes

Local: Almeidão - João Pessoa - PB

Data: Sábado, 13 de Março de 2021

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)

Assistentes: George Ítalo Antas Nogueira (RN) e Reinaldo de Souza Moura (RN)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.