Violência

Mulher golpeada com punhal por ex-companheiro em Bom Jardim

Vítima está internada, correndo risco de morte e acusado foi preso em flagrante; na véspera do Dia Internacional da Mulher ocorreu um caso de feminicídio, seguido de suicídio naquela cidade

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Vítima foi espancada e golpeada
Vítima foi espancada e golpeada (Bom Jardim)

Maranhão - Mais um caso de violência contra mulher ocorreu na cidade de Bom Jardim, em menos de uma semana. De acordo com a polícia, Maria Cleide Santos de Moura, de 57 anos, está internada, correndo risco de morte no hospital, após ser espancada com socos, chutes e receber golpes de punhal efetuados pelo ex-companheiro, Dinamarco da Silva Lisboa, de 37 anos.

O caso está sendo investigado na Delegacia Regional de Santa Inês. A polícia informou que a vítima e o acusado tinham terminado um relacionamento amoroso. Mas, nos últimos dias, Dinamarco Lisboa tentou reatar várias vezes a relação e não obteve sucesso.

No último dia 9, ele ficou sabendo que Maria Cleide estaria se relacionando com um outro homem e foi até a residência da ex-companheira, localizada na área central de Bom Jardim. Lá, a vítima foi agredida com socos no rosto, chutes e golpeadas nos braços e nas costas.

Guarnições da Polícia Militar foram acionadas e conseguiram localizar o acusado em um bar da cidade. Enquanto a vítima foi leva em ambulância do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Santa Inês, onde passou por procedimento cirúrgico.

O detido foi apresentado na Delegacia Regional de Santa Inês, prestou esclarecimento sobre o caso e foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal grave. Em seguida, foi transferido para o presídio onde vai ficar custodiado à disposição da Justiça.

Feminicídio
Naquele município, no último dia 7, véspera do Dia Internacional da Mulher, ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a produtora cultural Aline dos Santos Mourão, de 23 anos. Segundo a polícia, ela era companheira do acusado, Antônio Carlos dos Santos, o Antônio do Boteco.

De acordo com a polícia, o casal terminou a relação matrimonial devido às constantes crises de ciúme pela parte de Antônio do Boteco, mas tinha reatado recentemente. No domingo, 7, Aline dos Santos foi achada morta dentro de sua residência, localizada no centro da cidade.

O corpo tinha marcas de perfurações de arma branca, no pescoço, e teria sido arrastado. Também tinham pedaços de pano enrolando algumas partes do corpo. No local, a polícia encontrou Antônio Boteco enforcado. A corda estava amarrada em uma escapula de rede.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao hospital da cidade para serem autopsiados e, logo após, liberados para familiares. Testemunhas disseram para a polícia que Aline dos Santos publicou nas redes sociais, no dia 4 de março, que estava buscando a paz e nada mais.

Números altos
Já ocorreram 12 feminicídios neste ano em todo o estado, enquanto, durante os meses de janeiro a março de 2020, foram 13 casos, segundo o Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). No ano passado, a polícia registrou 60 feminicídios no estado, a maioria deles cometido com requintes de crueldades.

A polícia informou que no decorrer da Operação Resguardo, que está sendo realizada pela Polícia Civil desde o começo deste ano no Maranhão, já resultou na prisão de 371 acusados de violência contra a mulher como ainda instaurado 1.571 inquéritos, 47 armas de fogo apreendidas, 1.543 medidas protetivas de urgência expedidas e 2.850 atendimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.