Reciclagem

Cresce número de postos de coleta de resíduos sólidos em São Luís

Por meio do projeto E+Reciclagem, uma iniciativa da empresa Equatorial Maranhão, é possível descartar materiais para fins de reciclagem; a iniciativa já conta com 14 postos fixos e dois itinerantes, no estado

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Nove postos de coleta de resíduos recicláveis estão espalhados na capital; ação proporciona desconto na conta de energia elétrica
Nove postos de coleta de resíduos recicláveis estão espalhados na capital; ação proporciona desconto na conta de energia elétrica (posto de coleta de resíduos sólidos)

São Luís - O Maranhão já conta com 14 postos de coleta fixos do projeto E+Reciclagem, uma iniciativa da empresa Equatorial Maranhão, com o objetivo incentivar a destinação correta de resíduos sólidos e proporcionar sustentabilidade. Os postos estão espalhados em São Luís (9), Imperatriz (3), Caxias (1) e Timon (1). Além de dar a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, proporciona desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável.

O desconto pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou ser doado a uma instituição filantrópica. Os postos estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h. Em São Luís, a troca dos materiais recicláveis pode ser feita nos postos do Centro Elétrico (Avenida Guajajaras), Supermercado Mateus (Cohab), Lagoa da Jansen, sede da Equatorial Maranhão (Altos do Calhau), Uema, Vila Embratel, Anil, Areinha e São Raimundo.

No último sábado, 27, foi inaugurado, dentro dos supermercados Assaí Atacadista, dois pontos itinerantes de coleta de resíduos recicláveis do projeto. As estações foram instaladas nas lojas da Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, e da Avenida Guajajaras, no São Bernardo. Ambos funcionam todos os sábados, das 8h às 12h.

As pessoas que decidiram aderir à coleta seletiva por meio do E+ Reciclagem são as principais responsáveis pela contribuição à sustentabilidade das cidades. Já são mais de 190 mil clientes cadastrados em quase 10 anos de existência do projeto. Essas pessoas reciclaram mais de 28 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha.

Os resíduos se converteram em descontos na conta de energia de muitas casas e instituições sem fins lucrativos, somando quase um milhão e meio (R$1.487.792,48) de reais em descontos em contas de energia. Um exemplo é a Fundação Antônio Jorge Dino, em São Luís, que já recebeu mais de 11 mil reais de descontos na conta de energia, ao longo desses anos.

Por causa da pandemia de coronavírus, os postos de reciclagem estiveram fechados durante alguns meses de 2020, até que se pudesse readaptar a situação aos protocolos e viabilizar o funcionamento, de forma que não representasse risco para as pessoas. Hoje, os postos estão funcionando seguindo às regras sanitárias conforme orientações dos órgãos de saúde.

Parceria
Há uma parceria entre a empresa de aluguel de carros Localiza e a Equatorial Maranhão por meio dos postos E+Reciclagem, onde todo o resíduo arrecadado é destinado a uma instituição filantrópica.

Banco de leite
Uma parceria entre o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marly Sarney e a Equatorial Maranhão, por meio dos postos E+Reciclagem, está arrecadando frascos de vidro para potencializar a doação do leite materno, alimento precioso que pode salvar vidas de crianças prematuras. Para fazer a doação desses frascos de vidro com tampa de plástico (não são aceitos os que possuem tampas de metal) o cliente deve levar até um dos postos do E+ Reciclagem nos endereços abaixo, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h.

SAIBA MAIS

Por que reciclar

Toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 786.556 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 629.245 metros cúbicos de água. E as mais de 6 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 34.934 Megawatt hora de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.