Reclamação

Suspensão de atendimento em hospital é denunciada da Vila Luizão

Segundo moradores, o serviço de urgência e emergência adulto na unidade de saúde foi suspenso no Hospital Geral do bairro; os pacientes estariam sendo direcionados para a UPA Araçagi

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Hospital Geral da Vila Luizão
Hospital Geral da Vila Luizão (Hospital da Vila Luizão)

São Luís - Moradores da Vila Luizão estão preocupados com as dificuldades de atendimento no Hospital Geral do bairro. Segundo eles, o serviço de urgência e emergência adulto na unidade de saúde foi suspenso e os pacientes estão sendo encaminhados para a UPA Araçagi. O motivo seria o aumento de casos de Covid-19.

A ala da enfermaria adulto, por sua vez, teria sido desbloqueada, recebendo apenas pacientes regulados, sem sintomas respiratórios e com teste rápido de antígeno negativo para a doença.

“O problema é que o mais correto e prático seria encaminhar os sintomáticos respiratórios para as unidades de referência, em ambulâncias da unidade, evitando a contaminação. É muito estranho, também, que eles tenham deslocado os médicos plantonistas para a UPA Araçagi, sendo que ela é da jurisdição do município de São José de Ribamar”, diz Maria da Glória Amaral, presidente do Conselho Voluntário pela Paz do bairro.

De acordo com Maria da Glória Amaral, os moradores da Vila Luizão, em sua maioria, não dispõem de recursos suficientes nem mesmo para arcar com despesas de transporte até a UPA Araçagi. “São pessoas carentes que, às vezes, não têm nem mesmo dinheiro para comprar pão. O custo de vida da população triplicou nesta crise e tudo está muito difícil. Precisamos desse atendimento no próprio bairro. Por essa razão, pedimos ao governo estadual que reveja essa situação pensando nas pessoas carentes”, alegou.

No dia 17 de fevereiro, o diretor clínico do hospital, Hélio Palácio de Andrade, conforme Maria da Glória Amaral, assinou um documento comunicando as mudanças. “Tal medida tem como objetivo minimizar a chance de infecção intrahospitalar e melhorar a assistência aos pacientes nesse período de aumento do número de casos confirmados no estado”, diz o comunicado, acrescentando que a mudança entraria em vigor no dia 19 de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que, devido ao atual cenário da pandemia, o perfil de atendimento das unidades de saúde estaduais passou por alterações e que o Hospital da Vila Luizão está atendendo emergências pediátricas, ortopédicas e demais patologias. As demandas de síndromes gripais estão sendo direcionadas à UPA do Araçagi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.