Pesquisa

Para contar a história de Alcione

Jô Santana e Miguel Falabella vieram a São Luís para realizar pesquisas e parcerias para o espetáculo Marrom - O Musical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Jô Santana e Miguel Falabella estiveram em São Luís
Jô Santana e Miguel Falabella estiveram em São Luís (miguel falabella e jô santana)

São Luís- O ator e diretor Miguel falabella e o produtor cultural Jô Santana estiveram essa semana em São Luís esta semana para desenvolver pesquisas para o musical Marrom - O Musical, sobre a história de Alcione. A produção é parte do Projeto Trilogia do Samba, que conta também com as produções Cartola - O Mundo é um Moinho e Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro. O espetáculo deve estrear em 2022.

Durante a visita, realizada na terça-feira (23) e quarta-feira (24), os produtores do espetáculo também fizeram uma visita para a Cooperativa Social Cuxá, formada por mulheres detentas e egressas do sistema prisional de São Luís (MA), para conhecer o trabalho da cooperativa e desenhar parcerias para o espetáculo. Alcione é madrinha da cooperativa, atualmente instalada na Unidade Prisional Feminina de São Luís (UPFEM), no complexo prisional de Pedrinhas.

Na visita eles conheceram a história das cooperadas e como o projeto apoiado pelo Instituto Humanitas 360 tem representado para elas uma perspectiva de mudança de vida.

Para Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto, a participação da Cooperativa Cuxá neste projeto é uma grande vitória. “Esta possível parceria nos mostra que estamos no caminho correto. É isso que fazemos com a cooperativa social Cuxá e as cooperativas do programa Empreendedorismo atrás e além das grades: reconciliamos pessoas para que elas possam adquirir uma nova oportunidade de ressocialização e, assim, reconstruírem suas histórias e jornadas de liberdade e autonomia”, comenta.

Além da cooperativa, os produtores do espetáculo também visitaram a sede do Boi do Maracanã, por causa da forte relação que Alcione possui com o grupo e, as referências serão fundamentais para o espetáculo.
Segundo Miguel Falabella, o espetáculo fará questão de ter no elenco atores maranhenses, para isso, será realizado um workshop com duração de três semanas. Ao final, serão selecionados quatro atores, dois homes e duas mulheres, para integrar o espetáculo.

Espetáculo
Idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, o espetáculo Marrom - O Musical tem texto e direção de Miguel Falabella e é a terceira peça do Projeto Trilogia do Samba, que conta também com as produções Cartola - O Mundo é um Moinho e Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro.

O enredo contará a história da sambista Alcione, em uma trama permeada pela história do Maranhão, estado em que ela nasceu e do qual tanto se orgulha, abordando temas que são importantes para a artista, como a musica produzida no Maranhão e suas raízes culturais como o bumba meu boi, que terá espaço garantido na produção e, será o fio condutor da trama do espetáculo.

“Assim, o grande desafio desse espetáculo é contar a história dessa diva, através da tradição dramática do Boi, mesclando os diversos sotaques. Não será apenas uma reverência a esse tesouro nacional que é Alcione, mas ao contar sua história por meio de uma antiga tradição que remonta à Idade Média, homenageia nossa cultura, mantendo acesa a chama que tantos tentam apagar. Que abram-se as cortinas. O boi vai passar!”, celebra Miguel Falabella, que foi convidado por Jô Santana para dirigir o espetáculo e não esconde a empolgação.

"Quando Jô Santana me convidou para, a princípio, dirigir o espetáculo que encerraria sua trilogia do samba, não só aceitei encantado, como percebi que, para encenar um espetáculo que me satisfizesse plenamente como realizador, eu precisaria também assumir a dramaturgia. As minhas expectativas são altas: Alcione é minha amiga, uma mulher de atitudes e coragem memoráveis e contar sua vida é mergulhar nas raízes de uma das mais ricas culturas populares do Brasil, a maranhense”, comenta Falabella. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.