Benefício

66% acreditam no retorno do auxílio emergencial ainda neste semestre

Levantamento feito pela Exame/Ideia mostra ainda que 19% acreditam que a criação do novo benefício ocorrerá somente depois de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(auxílio)

São Paulo – Pesquisa Exame/Ideia divulgada na sexta-feira, 12, mostrou que 66% dos brasileiros acreditam na volta do auxílio emergencial ainda neste semestre, enquanto outros 19% acreditam que a criação do novo benefício ocorrerá somente depois de junho.

Desde o início da pandemia, o auxílio contribuiu com quase 300 bilhões na economia. Em dezembro do ano passado o governo federal optou pela suspensão da continuidade dos pagamentos, alegando que este traria impacto negativo à economia e outros programas sociais. De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados acreditam que essa remuneração deve voltar em algum momento.

“Aproximadamente metade dos brasileiros acredita na volta do pagamento do auxílio”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia, instituto especializado em opinião pública.

Nesta quinta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo tem estudado a possibilidade da retomada do benefício já a partir de março, sendo feito em três ou quatro parcelas. Concluiu que para isso ocorrer seria preciso “responsabilidade fiscal”, não furar o teto de gastos e evitar o aumento do rombo nas contas públicas, que já passou de R$ 700 bilhões.

O estudo ainda constatou que 57% dos brasileiros que ganham até um salário-mínimo acreditam que o auxílio emergencial será renovado, enquanto 83% dos que recebem entre três e cinco salários-mínimos esperam o retorno do auxílio emergencial neste semestre.

A pesquisa foi realizada com uma amostragem de 1.200 pessoas, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.