Saúde

Após a Covid-19, qual o momento ideal para se exercitar?

Especialistas explicam como deve ser o retorno à atividade física, sem prejuízo à saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Retorno às atividades físicas, após a Covid-19, deve ter acompanhamento
Retorno às atividades físicas, após a Covid-19, deve ter acompanhamento (exercícios físicos)

São Luís -

Toda noite a rotina era na academia com uma hora e meia de exercícios físicos. Um contrato de saúde e bem-estar que a empreendedora Thalyta Vieira, de 30 anos, não abria mão. Após ser diagnosticada com a Covid-19, tudo mudou. De um corpo ativo e sempre em movimento foi a vez de ficar em repouso e partir para o isolamento. Foram mais de 14 dias em confinamento, e agora as dúvidas são frequentes se já pode voltar para a prática das atividades.

“Segui à risca todas as restrições. Durante o quadro da doença, tive alguns sintomas como a dificuldade de respirar, mas hoje, me sinto super bem. Já estou trabalhando e agora pretendo continuar na musculação. Saudade da minha vida de antes”, comenta.

A doutora e clínica médica do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha, ressalta que o retorno à atividade física após infecção por Covid-19 depende de alguns fatores, entre eles o cumprimento do período de isolamento de 14 dias, para que não exponha outras pessoas a doença. Antes de começar a fazer os exercícios, a médica explica que se deve avaliar o grau de acometimento individual de cada paciente, analisando se há complicações, seja cardíaca ou pulmonar.

“Essa avaliação inicial deve ser feita com o clínico em que vai se observar possíveis alterações cardiovasculares e encaminhará o paciente para os especialistas cardiologista e pneumologista. No desejo de retorno, logo, às atividades físicas o paciente deverá ser encaminhado também ao médico do esporte”, pontua.

Mesmo que o paciente seja liberado para a prática das atividades físicas é orientado um retorno gradual e de baixa intensidade, explica a médica. “Caso sinta palpitações (taquicardia), respiração acelerada (taquipneia), tontura ou outro mal-estar deve retornar ao seu médico para uma reavaliação”, reforça Quintanilha.

Os pacientes que tiveram sintomas leves durante a infecção por Covid-19 deve procurar o seu médico e fazer exames após a virose, como os laboratoriais, eletrocardiograma e uma nova tomografia de tórax. Nos casos de pessoas que tiveram a doença no estágio moderado a grave, a atenção deve ser redobrada ao funcionamento cardíaco e ao sistema respiratório. “Somente após avaliação devida poderão retornar gradativamente as atividades físicas. O que ajuda ao retorno mais rápido são as fisioterapias respiratórias”, orienta a médica.

Exercício físico após a doença

Independentemente da modalidade, o exercício físico é um importante aliado na melhora e manutenção da saúde, segundo o mestre Educação Física e professor Raphael Marques. Ao retomar as atividades físicas após ter sido acometido pela Covid-19 e ter passado por uma avaliação médica em que esta pessoa está apta a fazer atividade física, deve-se considerar alguns fatores.

“Retorne às suas atividades de maneira gradativa. Como se espera uma redução de capacidade física é interessante retomar com exercícios de intensidade leve a moderada, e não realizar sessões muito longas de treinamento”, detalha.

SAIBA MAIS

Raphael Marques apresenta outras orientações. Confira:

- Não existe um tipo de exercício indicado para quem está retomando, realize a prática que você já estava habituado, com atenção à sua condição atual.

- Caso você seja totalmente iniciante e não realizava nenhuma atividade física antes, o procedimento é o mesmo das outras pessoas que não pegaram Covid-19: passar por avaliação médica, avaliação física com profissional de Educação física e iniciar com a dosagem adequada para a sua condição.

- Apesar de tudo, mesmo após ter tido a doença, caso pratique exercícios em locais comuns a recomendação ainda é usar máscara por todo o tempo da prática e evitar locais com aglomerações e com pouca ventilação. A máscara pode trazer um leve desconforto, porém não pode causar nenhum prejuízo à sua saúde.

- Por fim, e mais importante: O único profissional que você deve procurar para lhe prescrever exercícios é o Profissional de Educação Física, não inicie se o atendimento de um.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.