Benefício

Deputados voltam a falar em auxílio emergencial

Othelino Neto (PCdoB) defendeu a volta do benefício pago pelo governo federal; já César Pires (PV) falou em criação do auxílio emergencial estadual

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
César Pires fala em benefício pago pelo Estado
César Pires fala em benefício pago pelo Estado (César Pires)

O presidente reeleito da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), defendeu ontem, na reabertura dos trabalhos na Casa, a volta do auxílio emergencial, pago durante boa parte do ano passado pelo Governo Federal, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, “o fim do auxílio emergencial radicalizou a extrema pobreza no Brasil”.

“Milhões de brasileiros não estão conseguindo comer. Rogo para que minhas palavras cheguem ao governo federal e que possa retomar o auxílio até que superemos a pandemia para que as pessoas possam sobreviver”, destacou.

A solicitação está em linha com o que defende o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Em recente comentário nas redes, ele defendeu que o “auxílio emergencial volte imediatamente”, juntamente com uma ampla campanha de vacinação, que contemple pelo menos 150 milhões de pessoas em todo o país.

Auxílio estadual

Após a posse da Mesa, o deputado César Pires (PV), atual 4º vice-presidente da Casa, apresentou indicação solicitando o pagamento de um auxílio de R$ 250 aos maranhenses, mas pelo Governo do Estado.

No expediente, ele pede que sejam encaminhados ofícios ao governador Flávio Dino e à secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota, solicitando o remanejamento de verbas orçamentárias para garantir auxílio emergencial a famílias do Maranhão. No documento, o parlamentar sugere que o benefício estadual seja pago no valor de R$ 250.

“Em razão do significativo aumento do número de infectados no Maranhão, há a necessidade de manter os cuidados básicos e o distanciamento social, o que ocasionará mais dificuldade financeira para as famílias que perderam suas fontes de renda desde o início da pandemia, e agora também o auxílio emergencial”, justificou César Pires. “Então, é preciso garantir esse benefício às famílias maranhenses que ficaram desassistidas com o término do auxílio emergencial do Governo Federal”, acrescentou ele.

César Pires disse acreditar que sua sugestão será encaminhada ao governo estadual pelo presidente da Assembleia, Othelino Neto, e bem recebida pelo governador Flávio Dino, já que, durante a cerimônia de posse ambos defenderam a manutenção da ajuda financeira às famílias prejudicadas pela pandemia.

Mais

Preocupação

Indagado em coletiva sobre medidas que a Assembleia pode tomar em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, Othelino disse que já se percebe, em todo o Brasil, a elevação do número de casos de Covid e o aumento da pressão sobre a rede de saúde pública e privada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.