Nova direção

Assembleia Legislativa retoma atividades com posse de nova Mesa Diretora

Tomaram posse na nova direção da Casa, os deputados Othelino Neto; Glalbert Cutrim; Detinha; Rildo Amaral e César Pires; além de Andreia Rezende; Cleide Coutinho; Pará Figueiredo e Paulo Neto

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Nova mesa diretora da Assembleia Legislativa foi eleita ainda em 2020
Nova mesa diretora da Assembleia Legislativa foi eleita ainda em 2020 (Mesa Assembleia Legislativa)

A Assembleia Legislativa do Maranhão retomou ontem as suas atividades em cerimônia especial de posse da nova Mesa Diretora da Casa. Tomaram posse na direção da Casa, os deputados: Othelino Neto [presidente]; Glalbert Cutrim (PDT) [1° vice-presidente]; Detinha (PR) [2° vice-presidente]; Rildo Amaral (SD) [3° vice-presidente] e César Pires (PV) [4° vice-presidente]. Além de Andreia Rezende (DEM) [1° secretária]; Cleide Coutinho (PDT) [2° vice-presidente]; Pará Figueiredo (PSL) [3° secretário] e Paulo Neto (DEM) [4° secretário].

Os novos membros da Mesa Diretora da Assembleia foram eleitos ainda em 2020 em articulação que adiantou em quase um ano a eleição da Casa.

A solenidade contou a participação de autoridades de forma presencial e até remota, por videoconferência.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos); o presidente do TRE, desembargador Tyrone Silva; o procurador-geral de Justiça, Jorge Heluy Nicolau e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), por exemplo, estavam na Mesa.

Já o governador Flávio Dino (PCdoB); o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jair Araújo, participaram de forma remota.

Durante a abertura da solenidade, Othelino Neto saudou nominalmente cada uma das autoridades presentes e assegurou atuação prioritária do Poder Legislativo do Maranhão, no combate à pandemia da Covid-19.

Ele falou do compromisso da Casa em nome dos 42 deputados estaduais que exercem mandato na atual legislatura.

“É preciso que nós nos unamos, porque esta pandemia, associada à crise econômica, atinge a todos nós. Ela infelicita muita gente. Dificilmente não tem um dos presentes aqui que já teve um amigo querido ou um familiar vitimado, alguns casos até perdendo a vida para este vírus, que tem provocado tantos prejuízos”, disse.

As sessões da Assembleia Legislativa vão permanecer ocorrendo no formato híbrido. Os deputados que optarem por participar dos trabalhos de forma presencial, estarão livre para isso - desde que não apresentem qualquer sintoma da doença -. Outros deputados poderão participar de forma remota das sessões e das votações da Casa.

A imprensa não terá acesso ao Palácio Manuel Beckman até que seja declarada finalizada a pandemia.


Saiba Mais

Dos atuais 42 deputados estaduais em exercício, apenas 18 não foram infectados pelo novo coronavírus. Vinte e três parlamentares já testaram positivo para a doença, alguns de forma mais grave, precisaram ficar internados. Em junho do ano passado, o deputado Zé Gentil, de 80 anos e pai do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, morreu vítima da Covid-19.

Câmara Municipal inicia legislatura com novo formato


A Câmara Municipal de São Luís inicia hoje as atividades da nova legislatura, com os 31 vereadores eleitos no mês de novembro do ano passado.

A sessão solene, que marca a abertura oficial dos trabalhos, será iniciada às 9h no Plenário Simão Estácio da Silveira.

Nem todos os parlamentares, contudo, devem estar presentes no Plenário. A sessão ocorrerá no formato híbrido. Por isso, os vereadores que assim quiserem, participarão dos trabalhos por meio de videoconferência.

Um protocolo com restrições sanitárias já adotado na Casa desde o ano passado será seguido, e os servidores devem permanecer no sistema de revezamento. Isso por causa da pandemia da Covid-19.

Osmar Filho (PDT), reeleito presidente do Legislativo Municipal, é quem conduzirá os trabalhos na solenidade, que deve contar com a presença do prefeito Eduardo Braide (Podemos).

Tanto Osmar quanto Braide estiveram presentes ontem na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Renovação

A renovação na Câmara Municipal de São Luís foi de 48% após as eleições 2020. Pela primeira vez na história da Casa, haverá um mandato coletivo formado por seis co-vereadores.

O coletivo deve fazer oposição ao prefeito Braide, como demonstrou numa sessão especial, com votação em regime de urgência, para a criação de novas pastas no Executivo, realizada em caráter excepcional no início de janeiro.

O coletivo tentou adiar a votação, numa manobra, mas o pedido de vistas foi indeferido pela Mesa, justamente pelo caráter de urgência da matéria que naquela ocasião era apreciada.

A nova Mesa Diretora da Casa, aliás, é composta pelos seguintes parlamentares: vereador Osmar Filho (PDT), como presidente; vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), como 1º vice-presidente; vereador Paulo Victor (PCdoB), como 2º vice-presidente; vereador Thyago Freitas (DC), como 3º vice-presidente; vereador Octávio Soeiro (Podemos), como 1º secretário; vereador Aldir Júnior (PL), como 2º secretário; vereador Ribeiro Neto (PMN), como 3º secretário; vereadora Karla Sarney (PSD), como 4º secretária; e vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), como a 5º secretária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.