Câmara dos Deputados

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara com 302 votos

Líder do Centrão recebeu mais que o dobro dos votos do segundo colocado, Baleia Rossi (MDB), que obteve 145 votos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Arthur Lira conseguiu 302 votos e foi eleito em primeiro turno na Câmara dos Deputados
Arthur Lira conseguiu 302 votos e foi eleito em primeiro turno na Câmara dos Deputados (Arthur Lira)

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito no fim da noite da segunda-feira, 1º, presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2023.

Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos) e mais que a metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

Discurso

Minutos depois de ter sido eleito presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) defendeu em discurso de posse na noite desta segunda-feira (1º) a vacinação da população contra a Covid-19 e o equilíbrio nas contas públicas.

"Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas", disse Arthur Lira.

Lira afirmou ainda que irá procurar o também recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para articular a votação de uma pauta emergencial.

"Irei propor ao novo presidente do Senado, neste caso já eleito também, o senador Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais, a quem parabenizo, uma ideia geral, que chamo de pauta emergencial, vejam bem, pauta emergencial, para encaminharmos os temas urgentes", afirmou.

Lira lamentou as mortes em razão da pandemia do novo coronavírus, que classificou de "a mais cruel, devastadora e feroz" e disse que os poderes da República deveriam atuar com harmonia para lidar com o enfrentamento da doença.

"O povo sofre com seus efeitos e mais do que nunca precisa que os poderes da República atuem com harmonia (...), sem abrir mão da sua independência", afirmou.

Dirigindo-se aos demais deputados, Lira ressaltou que pretende exercer a presidência da Câmara com "neutralidade".

"A presidência deve ter neutralidade, deve ser equidistante. A cadeira [do presidente no plenário] é giratória para que seu ocupante seja capaz de olhar para o centro, para a direita e para a esquerda", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.