Saúde animal

O que fazer com o pet no período de férias?

Médica veterinária dá dicas para cuidar do seu melhor amigo na folga da família

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Para quem vai pegar a estrada, é importante não alimentar em excesso o animal, para assim, evitar possíveis enjoos e vômitos
Para quem vai pegar a estrada, é importante não alimentar em excesso o animal, para assim, evitar possíveis enjoos e vômitos (cachorro pet)

São Luís - Chega o mês de janeiro e muita gente aproveita para tirar as férias no início do ano, o momento ideal para fazer aquela viagem. Mas quem tem animal de estimação carrega uma dúvida. Afinal, levar o bicho na viagem ou deixá-lo em casa? Quais os cuidados que devem ser tomados? Para responder esses questionamentos, a médica veterinária Shirley Fonseca, dá algumas orientações.

“Seja em passeios longos de férias, ou curtinhos de fins de semanas, existem vários cuidados especiais, dentre os principais, a visita ao médico veterinário antes da viagem. O meio pelo qual seu animalzinho será transportado também é um fator a ser observado. O uso de caixas de transporte, alimentação e escolha de um local que aceite animais também são imprescindíveis”, ressalta.

Para quem vai pegar a estrada, é importante não alimentar em excesso o animal, para assim, evitar possíveis enjoos e vômitos. “Se a viagem for muito longa, pare um pouco para o animal sair e fazer suas necessidades fisiológicas, sem deixar de fazer o uso da coleira, e pegar um pouco de ar fresco ajudando assim a reduzir o estresse”, acrescenta.

Se a viagem for de avião o que deve ser observado, são as bolsas e caixas de transporte que devem estar no padrão de cada companhia aérea, sem deixar de lado o conforto e bem estar do pet. Além da carteira de vacinação, é necessário ter em mãos a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial para transporte do bichinho no Brasil.

A médica veterinária destaca que em hipótese alguma o animal deve ser deixado sozinho por longos períodos. “Se optar deixar em resort ou com algum conhecido, é importante conversar sobre hábitos e particularidades de cada pet, para que ele sinta-se o mais confortável possível longe de seu dono”. A falta de apetite e desinteresse por algumas brincadeiras são os principais sinais que o animal esteja sentindo muito a falta de seu tutor. Para amenizar, a sugestão é deixar uma roupa, manta ou até mesmo brinquedos com o cheiro do dono é uma das melhores soluções e deixar o animal mais seguro e confortável novamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.