Estado Maior

Pontos sendo fechados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

A reforma administrativa do governo Flávio Dino (PCdoB) deve ser concluída esta semana. O comunista marcou uma série de conversas com aliados no Palácio dos Leões pela manhã de hoje para finalizar as decisões sobre a nova composição de seu primeiro escalão.

Dino vai se reunir com pessoas como o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) ainda pela manhã. Após isto, o governador deverá fechar os pontos necessários para finalizar as posições de cada aliado na sua gestão.

Nos bastidores ainda não está claro como ficarão o PDT e o DEM nos espaços que os partidos ainda tem na gestão. O incêndio - que ainda tem focos
dentro do grupo de Dino devido a posição tomada pelos pedetistas e democratas no segundo turno em São Luís - tenta ser apagado pelos governistas a favor
do diálogo como o caso do secretário de Cidades, Márcio Jerry, que vem sendo chamado de bombeiro.

No entanto, o chamado “time Brandão” tenta aumentar o fogo e assim retirar força do senador Weverton Rocha (PDT) dentro do governo. O que Flávio Dino decidir em sua reforma administrativa muito vai dizer sobre a forma como ele conduzirá o seu grupo rumo ao processo eleitoral de
2022.

Ainda falta o PT
O PT também deve ter seu futuro definido hoje. Uma reunião deve acontecer com representantes do partido para definir sua participação no governo.

O espaço foi prometido após costura do PT com o PCdoB nacional para o apoio dos petistas à candidatura de Rubens Júnior a prefeito de São Luís ano passado.

Vale lembrar que o PT já tinha espaço no governo com Lawrence Melo no comando da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), mas que foi retirado do cargo desde outubro de 2020.

De saída
Há quem aposte no rompimento total da base aliada do governador Flávio Dino devido a real possibilidade da mudança de partido de dois secretários da gestão comunista.

Rogério Cafeteira, que comanda a pasta de Esportes, e Felipe Camarão, secretário de Educação, devem deixar o DEM.

O Democratas é um dos partidos que dá sustentação ao grupo que o senador Weverton Rocha formou dentro da base de Flávio
Dino.

Falhou
O planejamento da Prefeitura de São Luís e do governo estadual quanto à vacinação contra a Covid-19 deixou uma ponta solta e que vem deixando o local de vacinação lotado.

Ao anunciar que idosos a partir de 60 anos seriam vacinados com as doses iniciais, governo e prefeitura não deixaram claro - em sua divulgação - que seriam os que residem em asilos.

Devido a isto, o centro de imunização tem recebido idosos, que acabam sabendo no local que não poderão ser vacinados agora.

Vacinação
Existem menos de 150 idosos na capital maranhense que residem em asilos. Eles já começaram a ser vacinados nos locais onde moram.

A previsão é que todos os idosos abrigados em instituições de longa permanência tomem a primeira dose da vacina até o fim desta semana.

A segunda dose será aplicada após 21 dias, conforme protocolo da fabricante do imunizante.

Farra dos capelães
Hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) retorna às atividades. A primeira sessão, que será por vídeoconferência, acontece hoje.

A previsão é de que os embargos de declaração da chamada “farra dos capelães” sejam julgados hoje mesmo.

O recurso não precisa ser colocado em pauta. O relator do processo, desembargador José Joaquim Figueiredo, pode colocá-lo na pauta de julgamento a qualquer momento.

DE OLHO

142 idosos QUE VIVEM em asilos, são os que receberão vacina contra a Covid-19 em São Luís.

Crítica
O governador Flávio Dino voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro. Segundo o gestor, as questões ideológicas do presidente e seus auxiliares
estão tendo consequências agora.

Dino faz referência a dificuldade que o Brasil enfrenta de conseguir insumos para a produção da vacina pelo Butantan e pela Fio Cruz.

“Nossa política externa tinha nos Brics um de seus pilares. Então veio esse delírio de submissão aos Estados Unidos. Agora de quem podemos ter insumos para a vacina? China, Índia e Rússia. Ou seja, o delírio ideológico está cobrando um alto preço”, disse o governador.

E MAIS

• O governo estadual conseguiu entregar as doses das vacinas a todas as regionais do estado. Até hoje, todos os municípios devem receber os lotes com o imunizante.

• Adversários do prefeito de Caxias Fábio Gentil (Republicanos) espalharam fake news na tarde de ontem.

• Uma foto de Gentil sendo vacinado circulou nas redes sociais como se ele tivesse tomando a vacina contra a Covid-19. Na verdade, a cena é de 2018 na vacinação contra o H1N1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.