Premiação

Maranhenses elegem melhores provedores de banda larga

Encabeçado pelos sites Melhor Plano e Minha Conexão, que comparam planos de internet e telefonia, Prêmio Melhor Plano mostrou destaques de velocidade e satisfação em todo o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A terceira edição do estudo teve como base testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro
A terceira edição do estudo teve como base testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro (internet)

São Luís - Na opinião dos maranhenses, que provedores de internet banda larga ofereceram os melhores serviços durante 2020? Segundo a mais nova edição Prêmio Melhor Plano, divulgado esta semana, a resposta se resume a três nomes. Pelo terceiro ano consecutivo, o levantamento agora premia as operadoras de internet fixa que mais se destacaram nos últimos 12 meses - e que merecem atenção do consumidor em 2021.

Como de praxe, o projeto foi conduzido pelo comparador especializado em telecom Melhor Plano, em parceria com o site Minha Conexão, com foco em testes de velocidade de internet fixa. Para chegar aos resultados, apenas no Maranhão, foi levado em conta mais de 151 mil testes de velocidade, e cerca de 6,9 mil opiniões de usuários ao longo do ano passado.

Destaques da vez
Para facilitar a tomada de decisão por parte do consumidor, os vencedores foram novamente divididos em três categorias: “melhor velocidade”, “melhor satisfação” e “melhor provedor”. Na edição de 2021, os troféus foram recebidos por três provedores.

“Nunca se falou tanto na necessidade dos serviços de banda larga como nos últimos meses. Afinal, passar mais tempo dentro de casa, trabalhando e estudando à distância, foi algo que nos exigiu uma boa qualidade de conexão nesse contexto de isolamento”, comenta Felipe Byrro, co-fundador do Melhor Plano. “Com o prêmio, esperamos ser o ponto de auxílio de quem deseja contratar um plano, mas ainda tem dúvidas sobre a escolha certa. Em meio a tantos nomes no mercado, é fundamental que os consumidores tenham acesso às opções mais bem avaliadas”, destaca.

Em alguns casos, pode ser que o usuário se depare com municípios sem uma categoria ou outra. Isso acontece por dois motivos: ou as avaliações foram insuficientes ou não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação” para chegar ao resultado.

Metodologia
A terceira edição do estudo teve como base os testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro de 2020 no site Minha Conexão, com exceção dos realizados via celular ou tablet. Foram levadas em conta a rapidez da velocidade de download, upload e a satisfação dos usuários com seus provedores. Juntando os dados de todos os estados, estima-se a análise de aproximadamente 15.330.000 milhões de testes, bem como 442 mil avaliações dos consumidores.

Como nas edições que o antecedem, apenas provedores com o mínimo de mil testes de velocidade realizados no período participaram do prêmio. Também foi exigido que eles possuíssem ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada para ter significância estatística.

Quanto às regiões, cada cidade precisou ter, no mínimo, 3 mil testes dentro do período avaliado para ser incluída. Por tal motivo, certos municípios não foram enquadrados pelo ranking, que verificou a insuficiência de testes para chegar a algum dado preciso. A análise contou com algoritmos para filtrar e eliminar fraudes, junto de auditorias manuais para checar possíveis duplicações e a procedência das informações de cada provedor.

Acesse a lista de premiados em cada cidade do Maranhão

SAIBA MAIS

Melhor Velocidade: Usou-se a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade. Para concorrer ao prêmio, o operador deveria ter, ao menos mil testes de velocidade ao longo de um ano e registro de testes nos últimos três meses do ano. Em cada região concorrida pelo provedor (nível nacional, estadual e cidades), ele deveria representar, no mínimo, 3% dos testes locais.

Na categoria de "Melhor Velocidade", foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. O download pesou mais por representar melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos. Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1,respectivamente.

Para garantir que o vencedor a nível estadual tivesse representatividade numérica no estado, o Melhor Plano cruzou os dados da amostra de testes do Minha Conexão com a base de assinantes da Anatel.

Maior Satisfação: Ao utilizar o site Minha Conexão para conferir a velocidade de sua internet, é possível dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste. Sendo assim, a participação nesta categoria levou em conta provedores com pelo menos 30 avaliações na cidade ou estado, além de 3% da amostra de avaliações da região em que estivesse concorrendo.

Para evitar possíveis erros de avaliação e supondo que um mesmo usuário poderia mudar sua nota ao longo do tempo, foi considerada a média das notas de avaliação por endereço eletrônico (avaliação feita por IPs diferentes), na cidade em que o provedor foi avaliado.

Melhor Provedor: Avaliação feita a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, considerando seu enquadramento em todos os critérios analisados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.