Doença

Turu, Renascença e Cohatrac com mais casos de Covid-19

Somados, os três bairros apresentam 1.653 casos confirmados do novo coronavírus; somente o Turu, o registro é de 701 infectados, segundo a SES; os quatro primeiros óbitos, no Maranhão em decorrência da Covid-19, ocorreram em São Luís

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Turu é a área onde foram registrados mais casos de Covid-19
Turu é a área onde foram registrados mais casos de Covid-19 (Turu)

São Luís - Turu, Renascença e Cohatrac são os bairros de São Luís que apresentam o maior número de infectados pelo novo coronavírus. Somadas, essas três localidades, até o último dia 10, apresentavam 1.653 casos da Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em toda São Luís, havia 26.754 casos confirmados da doença e um total de 1.308 óbitos. Nas últimas 24 horas, havia o registro de mais 11 novos infectados.

O Turu, que se mantém no topo da lista de bairros com mais infectados, até a noite do último domingo, tinha o registro de 701 casos do novo coronavírus. Ainda de acordo com os dados da SES, no intervalo de um mês, houve um aumento de mais de 50 casos da enfermidade.

O Renascença já é o segundo bairro com maior quantidade de infectados, com 489 casos. Logo após, Cohatrac I, II, III e Primavera, com registro de 433 casos. Com grande número de infectados também está a Cidade Operária, com 389; Centro, 387; Calhau, 343; São Francisco, 303; e Anil, 295 casos.

Vila Samara, Cohaserma, Planalto Calhau, Vila Dom Luís, Vila Airton Sena, Vila Regina, Tahim, Santa Eulália, Residencial Esperança, Residencial Araras, Piquizeiro e Alameda dos Sonhos apresentam o menor número de infectados, com o registro de apenas um caso em cada bairro.

Doença
A médica infectologista, Maria dos Remédios, informou que o novo coronavírus é classificado como um betacoronavírus da linhagem 2B e os sintomas são variados. O infectado pode sentir febre (87,9%), tosse seca (67,7%), fadiga (38,1%), produção de escarro (33,4%), falta de ar (18,6%), dor de garganta (13,9%), calafrios (11,4%), náuseas ou vômitos (5,0%), congestão nasal (4,8%) e diarreia (3,7%).

Ainda de acordo com a médica, o tempo médio do início dos sintomas até a recuperação clínica, em casos leves, é de duas semanas. Enquanto, nos casos graves ou críticos, é de três a seis semanas. Com relação ao tratamento, a médica disse que os casos graves ou críticos requerem ventilação mecânica (25%) e somente suplementação de oxigênio (75%).

Primeiras mortes
Os quatro primeiros óbitos que ocorreram no Maranhão, em decorrência do novo coronavírus, tiveram como vítimas, moradores de São Luís. A primeira morte foi confirmada pela SES dia 29 de março do ano passado. O paciente tinha 49 anos, apresentava um histórico médico de hipertensão e estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária.

O segundo caso de óbito foi de uma idosa, de 89 anos. Ela estava internada em um hospital de São Luís e era cardiopata, hipertensa e apresentava diagnóstico de câncer de mama. O terceiro paciente que morreu devido à infecção pelo novo coronavírus foi um idoso de 70 anos.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Macieira, localizado no Calhau, era hipertenso, obeso e diabético. A quarta morte pela doença foi de uma idosa, de 74 anos. Ela estava internada desde o dia 29 de março, no Hospital São Luís, e morreu no dia 6 de abril.

SAIBA MAIS

Em relação ao Maranhão, de acordo com os dados da SES, o dia 28 de junho do ano passado, registrou a maior quantidade - até o momento - de mortes em decorrência do novo coronavírus, em 24h, desde o mês de março, quando se iniciou a pandemia, um total de 39 óbitos. Entre estes casos,15 mortes ocorreram na capital maranhense, naquele dia.

Os dez primeiros bairros da capital que apresentam o maior número de infectados da Covid-19

Turu----------------701 casos
Renascença------ 489 casos
Cohatrac I, II, III, IV
e Primavera------- 433 casos
Cidade Operária- 389 casos
Centro------------- 387 casos
Calhau------------- 343 casos
São Francisco--- 303 casos
Anil---------------- 295 casos
Cohama----------- 283 casos
Olho d’Água------ 241 casos

Fonte: SES-MA (divulgado no último dia 10)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.