Economia

BNB capta recursos para linha de crédito dedicada a mulheres

Ao todo, 200 milhões de euros serão disponibilizados para apoio a empreendedoras da Região Nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Os recursos serão aplicados por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste
Os recursos serão aplicados por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste (mULHERES EMPREENDEDORAS)

SÃO LUÍS - O Banco do Nordeste assinou contrato com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) para captação de recursos, no valor de 200 milhões de euros, destinados à linha de financiamento exclusiva para mulheres empreendedoras. A nova linha de crédito posiciona o Banco do Nordeste como o primeiro banco de desenvolvimento a trabalhar produto de crédito específico para o público feminino, contribuindo com a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres na economia.

O foco da ação visa ao enfrentamento das consequências econômicas da crise sanitária e ao combate à extrema pobreza, além de contribuir para a temática de gênero, considerando que as mulheres têm participação significativa nas operações de microcrédito. Os recursos serão aplicados por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste, hoje o maior programa de microfinança urbana da América do Sul. Na carteira ativa do programa, contabilizam-se 66% de mulheres.

Para Romildo Rolim, presidente da instituição financeira, "a ação do Banco do Nordeste, em parceria com o BEI, cria um mecanismo com potencial de largo alcance para as microempreendedoras da área de atuação do BNB". Segundo Rolim, "a nova linha de financiamento constitui uma política a mais dentro do esforço de manter a renda da população, incentivando o empreendedorismo no segmento, e traduz a credibilidade do BNB em âmbito internacional".

Empréstimos

A linha de financiamento prevê empréstimos de até 1.000 €, aproximadamente R$ 6.550,00 (considerando a cotação de 07/01), e terá prazo máximo de 3 anos, sem garantia da União, sendo o pagamento do principal no final – com juros, podendo ser mensal, semestral ou anual, a critério do Banco do Nordeste.

O BEI, com sede em Luxemburgo, é braço financeiro da União Europeia e concede empréstimos aos setores público e privado, apoiando empresas e empreendedores por meio de bancos locais ou regionais, a exemplo do Banco do Nordeste. Também financia diretamente empresas de maior porte, desde que os projetos observem elevados padrões técnicos, ambientais e sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.