Trânsito

São Luís dispõem de 44 equipamentos de fiscalização eletrônica em vias

Av. Colares Moreira é a mais monitorada, com 22 faixas com fiscalização; são 80 faixas com monitoramento; motoristas aprovam o uso

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
22 faixas monitoradas na Av. Colares Moreira
22 faixas monitoradas na Av. Colares Moreira

São Luís – Atualmente, São Luís dispõe de 44 equipamentos de fiscalização eletrônica, como fotossensores de avanço de semáforo/velocidade (60 km), radares, monitoração de faixas preferenciais para ônibus e barreiras eletrônicas, espalhados pelas principais avenidas da cidade. No total, são 80 faixas monitoradas. O Estado transitou pela via mais monitorada, no caso a Avenida Colares Moreira, no Renascença, para colher depoimentos de motoristas que fazem uso dela.

Com 22 faixas sob monitoração, a Avenida Colares Moreira é a mais fiscalizada. São 12 faixas equipadas com fotossensores de avanço de sinal vermelho e velocidade (60 km). A avenida também possui 10 faixas com monitoração dos corredores exclusivos, pelos quais somente podem trafegar ônibus, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

O motorista de transporte alternativo, Edson Froz, que atua na área há 4 anos, apoia o uso dos equipamentos e nunca foi autuado por cometer infrações. “Eu sou a favor. Com os radares, as pessoas ainda trafegam em alta velocidade, causando acidentes, ou seja, sem os radares a situação ficaria pior”, afirmou. Ele contou que já flagrou diversas infrações de trânsito.

Infrações de trânsito
O Estado
também buscou a SMTT, para entender um pouco mais sobre o uso desses equipamentos em São Luís. Em nota, o órgão informou que as avenidas com maior número de sinalização eletrônica, em São Luís, além da Colares Moreira, são a Daniel de La Touche e a Marechal Castelo Branco.

“A SMTT ressalta que os critérios para instalação e distribuição da sinalização se dá pelo quantitativo de acidentes e de óbitos ocorridos nas referidas avenidas. A Daniel de La Touche ocupa o primeiro lugar no ranking com o maior número de infrações registradas pelo sistema de sinalização eletrônica, sendo o excesso de velocidade como a principal causa”, frisou a secretaria.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o maior número de infrações de trânsito registadas em 2020, são por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% (113.242 ocorrências), em segundo lugar, por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% até 50% (14.435 ocorrências), no caso de desrespeito a velocidade máxima acima de 50%, foram registradas 961 ocorrências.

O taxista, Valderlan da Silva, que fica em um ponto de táxi na Avenida Colares Moreira afirmou ser muito precavido no trânsito, além de expor sua opinião sobre o uso de fiscalização eletrônica. “Sou a favor, são vários pontos da cidade em que realmente o trânsito é muito perigoso, em alguns cruzamentos. Então é necessário ter radar para coibir acidentes, fatalidades”, ressaltou.

“Muitos motoristas dizem não gostam, porém sabem ser necessário. Imagine como seria se a cidade não tivesse radar, ficaria um caos”, complementou o taxista. Para ele, a fiscalização deveria ser ampliada para outros pontos da cidade, que também são conhecidos por registrarem acidentes envolvendo desrespeito da velocidade permitida.

14 faixas monitoradas na Av. Marechal Castelo Branco
14 faixas monitoradas na Av. Marechal Castelo Branco

SAIBA MAIS

Fotossensor de avanço de sinal: o equipamento detecta a passagem do veículo pelo semáforo, quando o foco vermelho estiver aceso. O sistema é composto por sensores de superfície instalados no pavimento da via e opera de forma interligada ao controlador semafórico

Radar: pode se dividir esse equipamento em dois segmentos principais, os fixos e móveis, sendo que cada um deles possui suas particularidades. Os mais comuns nas cidades brasileiras são os fixos, também conhecidos como “pardais”.

Barreira eletrônica: são equipamentos eletrônicos que detectam movimentos e funcionam por meio da emissão de luz infravermelha. Ele conta com um transmissor e um receptor de sinais de luz invisíveis a olho nu.

NÚMEROS

22 faixas monitoradas na Av. Colares Moreira

14 faixas monitoradas na Av. Marechal Castelo Branco
8 faixas monitoradas na Av. Daniel de La Touche
80 faixas monitoradas em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.