(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Iracema Vale no 'Prefeitura Empreendedora'

Prêmio reconhece e valoriza iniciativas inovadoras protagonizadas por governos municipais

PH

Atualizada em 10/04/2024 às 11h22
No evento, Iracema Vale com o ex-ministro Gastão Vieira e o deputado Roberto Costa
No evento, Iracema Vale com o ex-ministro Gastão Vieira e o deputado Roberto Costa

Prêmio Prefeitura Empreendedora

A agenda da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, é sempre movimentada. Ontem, ela participou, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), da solenidade de entrega do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece e valoriza iniciativas inovadoras protagonizadas por governos municipais. 

Durante o evento, ela ressaltou a relevância do prêmio para ampliar as capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae como parceiro dos municípios.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora destaca-se como um instrumento fundamental para reconhecer e difundir boas práticas municipais. Voltado a prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais, busca melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento territorial.

------------------------------------------------------------------

Conclusão de ação

Muita gente quer saber como será o desfecho dessa história. É que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão concluiu o julgamento da ação da investigação judicial eleitoral por fraude à conta de gênero contra o PSC, Resultado: confirmou, por 5 a 2, a cassação de todos os votos da chapa do partido nas eleições de 2022. 

Como consequência, estão cassados, também, os deputados estaduais Fernando Braide e Wellington do Curso. Apesar de atualmente estarem em partidos diferentes, PSD e Novo, respectivamente, os parlamentares são atingidos pela decisão porque foram eleitos pelo partido acusado na ação.

Mandingueiros do Amanhã

Que maravilha que o Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã anunciou a turnê do espetáculo musical "Resistência Ancestral": Fortalecendo raízes, cultivando sonhos.

O espetáculo percorrerá cidades maranhenses e uma cearense. O lançamento do projeto ocorreu em São Luís, no dia 20 de fevereiro, na sede, no Centro Histórico, para grupos e a comunidade.

 Agora, os artistas se preparam para uma longa temporada na capital, Santa Rita, Itapecuru-Mirim (MA) e Fortaleza (CE).

Mandingueiros do Amanhã 2

Com direção de Olga Barros e Mestre Bamba, que é também, escritor da obra e produção da Mestre Valdira, o espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro por meio da capoeira e de outras manifestações culturais afro-maranhenses. 

A música e a dança se unem para celebrar a força e a tradição afrodescendente, com destaque para o berimbau, símbolo da capoeira.

------------------------------------------------------------------

Vai ao ar neste sábado, dia 13, o especial em homenagem à Alcione organizado pelo programa Altas Horas, da Rede Globo. A Marrom recebeu vários amigos, os quais cantaram seus maiores sucessos. No registro acima, a maranhense ao lado do apresentador Serginho Groisman
Vai ao ar neste sábado, dia 13, o especial em homenagem à Alcione organizado pelo programa Altas Horas, da Rede Globo. A Marrom recebeu vários amigos, os quais cantaram seus maiores sucessos. No registro acima, a maranhense ao lado do apresentador Serginho Groisman

------------------------------------------------------------------

Flávia Bittencourt está na Europa

A talentosa cantora maranhense Flávia Bittencourt desembarcou na Europa para se apresentar, mais uma vez, no Festival de Sanremo, no dia 20 de abril. 

A música de autoria dela, intitulada “Vazio”, foi selecionada para o Festival Sanremo Senior, na Itália. Flávia é a única artista brasileira selecionada nessa edição para cantar uma música totalmente em português.

Ação social na praça

Tem cheiro de solidariedade no ar. Alunos dos cursos técnicos de Enfermagem, Análises Clínicas e Radiologia do Grau Técnico Centro São Luís se uniram em celebração ao Dia Mundial da Saúde e hoje fazem ação social na Praça Deodoro.

Aferição de pressão, teste de glicemia e panfletos educativos serão algumas das atividades. Além dos serviços, a ação será ponto de arrecadação de alimentos a serem destinados à população em situação de vulnerabilidade que ficam nas proximidades da escola.

------------------------------------------------------------------

2 em 1 de Graciliano Ramos

Vejam só! Segundo romance escritor pelo alagoano Graciliano Ramos, “S. Bernardo” foi publicado pela primeira vez em 1934, quatro anos antes do lançamento de "Vidas Secas", considerada obra-prima do autor.

Nesse título, o leitor acompanha o anti-herói Paulo Tenório, um homem ambicioso que, de guia de um menino cego e vendedor de cocadas, se torna um grande fazendeiro do sertão alagoano. Autoritário, bruto e incapaz de lidar com os funcionários e com a própria esposa, ele se vê cada vez mais isolado e amargurado.

Agora, com as obras do Velho Graça em domínio público, a Citadel Grupo Editorial publica uma edição unificada de "Vidas Secas" e "S. Bernardo", dois clássicos da literatura regionalista brasileira.

Visitas técnicas

Alunos da Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no bairro Angelim, farão algumas visitas técnicas a empresas este ano. A primeira acontecerá no mês de abril, a segunda em maio e a terceira no mês de junho. 

A primeira acontecerá no próximo dia 23. As visitas serão no Porto do Itaqui, à fábrica da Psiu e ao Centro de Distribuição do Grupo Mateus. A ideia é fazer uma congruência entre teoria e prática, para que os alunos tenham uma visão ainda mais ampla de tudo aquilo que é ensinado em sala de aula. 

------------------------------------------------------------------

A médica Juliana Britto e a empresária Polyana Dominici fazem moldura para o novo aparelho da Polyana Dominici Clínica de Estética e que já está dando o que falar pelos seus múltiplos benefícios para o corpo 
A médica Juliana Britto e a empresária Polyana Dominici fazem moldura para o novo aparelho da Polyana Dominici Clínica de Estética e que já está dando o que falar pelos seus múltiplos benefícios para o corpo 

Novidades em clínica

A Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici está com uma novidade: a máquina mais desejada do momento, ou seja, o Ultraformer MPT.  Trata-se de um aparelho da mais alta tecnologia, que pode alcançar profundas camadas do rosto e do corpo trazendo resultados incríveis e visíveis para as pacientes. 

Esse aparelho ultramoderno é utilizado para realizar diversos  procedimentos estéticos, como tratamento da flacidez facial e corporal, celulite, gordura localizada, rugas e linhas de expressão, entre diversos outros.

Outra novidade é que, a partir de agora, quem irá operar essas tecnologias na clínica é a Dra. Juliana Britto, médica que está chegando para atender e integrar o corpo clínico da empresa, levando grandes novidades e procedimentos de alto padrão para o espaço.

-----------------------------------------------------------------

De relance

Apelo urgente

A deputada federal Roseana Sarney fez um apelo urgente às autoridades responsáveis após a Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Barra do Corda, localizada na BR-226, ameaçar fechar suas portas devido à carência de agentes desde fevereiro deste ano. Inaugurada em abril de 2022, a unidade desempenha um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas na região, sendo responsável pela apreensão de quase 1 tonelada de entorpecentes ao longo de dois anos.

Estudantes sem aulas

Infelizmente, algumas escolas da rede pública de ensino de São Luís ainda continuam sem aulas. Por conta das dificuldades que alguns alunos estão enfrentando por essa razão, foi apresentado pela Câmara Municipal um requerimento convidando a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, a comparecer ao plenário da Casa Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a situação. A previsão é que o encontro ocorra na terça-feira, dia 16. Vamos aguardar! 

Nomeação de Diego Galdino

O ex-chefe da Casa do Maranhão, Diego Galdino, foi oficializado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como secretário executivo do Ministério do Esporte, que tem como titular o maranhense André Fufuca (PP). Galdino atuará como o número dois da pasta, uma das mais importantes do Governo Federal. A nomeação de Diego Galdino foi publicada na edição de segunda-feira (8) no Diário Oficial da União.

Defesa Lilás

O Maranhão receberá, no dia 20 de abril, evento de lançamento da plataforma EAD do Defesa Lilás, projeto desenvolvido pelo União Brasil que tem o objetivo de desenvolver lideranças femininas na política por meio da qualificação e da mobilização. 

Defesa Lilás 2

O Defesa Lilás, que já passou pelo estado no ano passado, volta neste ano para lançar a sua primeira plataforma online de formação política. Durante o evento, no Hotel Luzeiros, o partido vai apresentar o EAD Defesa Lilás, que contará com 12 cursos e material de apoio completo.

‘É Tudo Verdade’

Entre 15 e 30 deste mês, a Itaú Cultural Play recebe programação especial da 29ª edição do festival ‘É Tudo Verdade’, composta de nove curtas-metragens da competição brasileira eParaíso, Juarez’ (1971), primeiro curta-metragem dirigido pelo homenageado pela retrospectiva nacional deste ano, Thomaz Farkas (1924-2011). Esses e todos os filmes da plataforma de cinema brasileiro do Itaú Cultural podem ser acessados gratuitamente. 

------------------------------------------------------------------

A EMPRESÁRIA Eliza Brito recebeu, na semana passada,  convidados, influencers e imprensa para inaugurar em São Luís, no Shopping da Ilha, a Pezinho e Cia, franquia multimarcas genuinamente goiana. A marca está no mercado há mais de 40 anos, presente em mais de dez estados do Brasil. Na foto acima, Eliza aparece com a proprietária da franquia, Walkiria Calixto
A EMPRESÁRIA Eliza Brito recebeu, na semana passada,  convidados, influencers e imprensa para inaugurar em São Luís, no Shopping da Ilha, a Pezinho e Cia, franquia multimarcas genuinamente goiana. A marca está no mercado há mais de 40 anos, presente em mais de dez estados do Brasil. Na foto acima, Eliza aparece com a proprietária da franquia, Walkiria Calixto

Uma vitória

O senador Sérgio Moro teve uma vitória importante, ontem, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que rejeitou duas ações que pediam a cassação do mandato do senador. Os processos, analisados em conjunto, denunciavam suposto abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Para escrever na pedra:

“Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofre, trancados até o nosso fim. E por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira”. De Hilda Hilst.

Trivial variado

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro aprovou a concessão do título de doutora honoris causa para Sonia Guajajara, atual ministra dos Povos Indígenas.

Em tempo: a ativista maranhense é a primeira indígena a receber a mais alta honraria da instituição, assim como o título é o primeiro do gênero concedido por uma universidade brasileira à ministra.

As reitorias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) confirmaram que as instituições tomarão providências para implementar e aprimorar medidas afirmativas voltadas à efetivação dos direitos fundamentais de pessoas trans.

A Prefeitura do Rio de Janeiro deve invertir R$ 10 milhões no show da cantora Madonna, marcado para o dia 4 de maio, na Praia de Copacabana. A apresentação da estrela pop vai latrair um mundo de turistas para a Cidade Maravilhosa. 

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que reformata o seguro obrigatório de veículos terrestres, mantendo com a Caixa a gestão do fundo para pagar as indenizações. O projeto, do Poder Executivo, será enviado ao Senado.

No assunto: o texto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que retoma o pagamento de despesas médicas de vítimas de acidentes com veículos, e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.