Equilíbrio

Reorganize saúde, família e trabalho na pandemia

Mudanças na rotina, ansiedade, medo e inseguranças foram cenários que desequilibraram esses três pilares; especialista explica que é importante desacelerar e colocar no eixo esses três pilares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cuidar da saúde e reorganizar questões internas são fundamentais para esse momento
Cuidar da saúde e reorganizar questões internas são fundamentais para esse momento (mditação)

SÃO LUÍS- A pandemia do novo coronavírus impactou a saúde mental das pessoas no mundo inteiro, ou seja – a capacidade de manter pensamentos e emoções saudáveis, estar no aqui e no agora, viver os desequilíbrios em equilíbrio – segundo a fisioterapeuta Patrícia Bogéa, estudiosa da física quântica, energia vital e do acesso aos campos sutis. Nesse contexto, isso afetou o equilíbrio entre a saúde do indivíduo, relação com a família e no trabalho.

Mudanças abruptas na rotina precisaram ser incorporadas, houve perda da liberdade, aumento de preocupações econômicas, redução de estímulos, medo de morrer, entre outras consequências advindas da COVID 19. Tudo isso estimulou as pessoas a terem que sair da zona de conforto. “Fechar ciclos gera instabilidades de fundo emocional que responde no físico. A frequência vibracional do medo, quando hiperestimulado, impede de encontrar a solução, e o ser humano passa a agir apenas na memória pré-programada ou piloto automático”, alerta Patrícia Bogéa. Ela explica que a sobrecarga emocional, devido à pandemia, levou a transtorno de ansiedade, pânico, depressão, dentre outras patologias, e a falta de informação e o desinteresse sobre este assunto leva a grandes dores físicas e emocionais.

Equilíbrio
Os três pilares – saúde, família e trabalho – necessitam estar com suas funções devidamente distribuídas para que o equilíbrio do todo aconteça. Na ordem, a saúde vem primeiro, em seguida, a família e, por fim, o trabalho. “Cuidar do Eu para, assim, olhar para o outro e abraçar nosso coletivo”, orienta Bogéa. Acrescenta ainda que essa visão possibilita enxergar a importância de cuidar bem da morada interior, do lado espiritual e alcançar o equilíbrio dos pensamentos.

Os gestores também tiveram que levar em conta o emocional de seus colaboradores, além de seguirem os protocolos de segurança de prevenção do novo coronavírus. Foi o caso da empresária do ramo de moda, Pollyana Costa Dias Barros. Ela resolveu realizar palestra aos seus funcionários para melhorar os rendimentos da empresa, mas também com foco no gerenciamento das emoções da sua equipe. “Meu objetivo com as palestras foi criar a consciência em meus colaboradores de que são responsáveis pelo resultado do seu comportamento e que o que queremos é possível”, frisou a empresária.

Produtividade

Ter um olhar mais humanizado, auxiliar sobre a importância da escuta e fala qualificada;

Trazer clareza sobre o poder da presença, do estar no aqui e no agora;

Conexão e equilíbrio, momentos para alongar, liberar as tensões;

Deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor a todos para se sentirem bem à vontade no ambiente profissional;

Promover momentos de pausas e respirações conscientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.