COLUNA SOCIAL

Brinde literário do PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pergentino Holanda e Thiago Bastos autografando os livros que lançaram durante o sarau literário em torno da marca
Pergentino Holanda e Thiago Bastos autografando os livros que lançaram durante o sarau literário em torno da marca "PH""

Para quem é acostumado a promover eventos grandiosos - em pompa e em número de convidados -, os dias que correm podem ser bem desanimadores. Não para PH. Ao contrário. Os códigos sociais atuais impostos pelo coronavírus acabaram dando a ele uma nova chance de exercitar a habilidade de inovar para permanecer o mesmo: no caso, o "ícone e grife da sociedade", como bem o descreve o subtítulo de sua biografia autorizada.

Foi exatamente para o lançamento dela, escrita pelo colega de O Estado Thiago Bastos, junto do livro "Em Busca de Vultos Perdidos", em que PH reúne algumas de suas crônicas mais emblemáticas, que o colunista saiu com uma tirada de mestre: um sarau literário - na última segunda - ara marcar o fim deste ano.

Na impossibilidade de um daqueles seus bailes, como costumava dar ao longo de meio século de profissão, Pergentino decidiu acenar à Literatura. Em um 2020 em que pouquíssima coisa boa se viveu, nada mais oportuno que reavivar memórias. PH revisitou tanto as de sua vida quanto às da obra jornalístico-literária primorosa que construiu. Como resultado, um projeto editorial para colecionador. As duas publicações, aliás, são as primeiras da editora Lua Azul, com a qual o
jornalista pretende movimentar a cena cultural a partir de agora.

O cenário escolhido para a ocasião não poderia ser mais emblemático. A casa onde morara até pouco tempo o ex-presidente José Sarney, no Calhau. Cenário de inúmeros momentos relevantes da história do Maranhão e do Brasil e onde está abrigada a biblioteca de raridades do também membro da Academia Brasileira de Letras, a propriedade fora palco de diversas passagens marcantes do autor/biografado.

Ainda que sob os cuidados que a pandemia requer, a ocasião fez jus às credenciais de requinte que a marca PH traz consigo. Os espaços - todos arejados
e dispostos para concentrar o mínimo possível de pessoas - foram preenchidos por uma decoração sóbria assinada por Cíntia Klamt Motta. Nas paredes, projeções com fotos emblemáticas da carreira do colunista se misturavam a imagens de lugares simbólicos da história de Pergentino, como Paris, Nova York e Lisboa. Uma verdadeira viagem!

Passaram por lá os amigos de sempre, entre nomes da intelectualidade e do alto empresariado maranhense, além da família - da qual eu faço parte.

Até aqui falou o colunista. Agora, peço licença aos leitores para dizer da minha emoção como sobrinho-neto ao ver PH se ressignificar em meio a um período tão difícil pra todos nós. Não que eu tivesse alguma dúvida de toda a sua potência. Jamais. É que, ainda assim, é comovente o vê-lo se manter relevante em seu ofício - sim, o trabalho para ele nada mais é do que isso.

E como bem disse Benedito Buzar no texto de abertura de "PH - ícone e grife da sociedade": "Que essa longevidade biológica e profissional seja infinita enquanto durar". Evoé!

Diretora do portal Imirante.com, Maria Fernanda Santos
Diretora do portal Imirante.com, Maria Fernanda Santos
Diretora do marketing do Grupo Mirante, Maria Adriana Caminha
Diretora do marketing do Grupo Mirante, Maria Adriana Caminha
Bianca Klamt Motta, modelo que, seguramente, foi uma das recordistas de capas do caderno PH revista
Bianca Klamt Motta, modelo que, seguramente, foi uma das recordistas de capas do caderno PH revista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.