Serviço

Atraso da obra da Estrada do Araçagi ocasiona transtornos

Poeira, lama, buracos, engarrafamentos são problemas enfrentados por quem mora e trafega diariamente pela via; obra do Governo do Estado destina-se a instalar o BRT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Com obra ainda não concluída, quem trafega ou mora na área, reclama de infortúnios
Com obra ainda não concluída, quem trafega ou mora na área, reclama de infortúnios (MA-203)

São Luís - O atraso da obra da MA-203, conhecida como Estrada do Araçagi, está provocando uma série de transtornos para os moradores e quem trafegam diariamente pela via, como poeira, lama, via esburacada, engarrafamento e até mesmo prejudicando o comércio. O serviço é do Governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e tem como um dos objetivos implantar o “Transporte Rápido por Ônibus” (BRT), que vai interligar as quatro cidades da Grande Ilha.

As pessoas, que passam pela Estrada do Araçagi, no horário de pico, enfrentam congestionamento no trânsito, diariamente. As vias ficam tomadas por carros de passeio e ônibus parados. As ambulâncias, para poderem chegar ao seu destino, na maioria das vezes, têm de contar com a compreensão dos motoristas, que dão a preferência. Motociclistas, para não ficarem parados, trafegam em zigue-zague na via, ou fazendo outros tipos de manobras arriscadas.

A enfermeira Ana Célia Martins, de 45 anos, passa por esse transtorno todos os dias. “Como eu moro no Araçagi, tenho de enfrentar de forma diária esse engarrafamento para chegar ao meu trabalho, no Bequimão”, disse.

O servidor público Antônio Marcos Silva, de 56 anos, declarou que devido ao engarrafamento nessa via estadual, já sai de casa com, pelo menos, uma hora de antecedência para chegar ao serviço, no São Francisco, e mesmo assim ainda se atrasa. Ele ainda reclamou que os moradores, além de enfrentarem todos os dias o trânsito lento, sofrem com os vários buracos na estrada, inclusive, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. “Esses buracos acabam com o veículo e dão prejuízo para o nosso bolso”, reclamou o morador.

Ainda nessa localidade é possível observar a quantidade de poeira e, com a proximidade do período chuvoso, logo a lama ocupará a via. À frente de algumas residências e pontos comerciais pode-se olhar marca de lama, devido as primeiras chuvas. Simone de Sousa, de 32 anos, disse que duas vezes ao dia limpa a sua casa por causa da sujeira e no período de chuva há muita lama nesse local.

Ela contou que alguns pontos comerciais da área já fecharam, devido a poeira. “Os comerciantes falam que é prejuízo manter um ponto aberto onde há tanta poeira e quando chove tem lama”, disse a moradora.

BRT
A obra de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) está orçada em R$ 140 milhões e compreende o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros e a requalificação das avenidas São Carlos, Litorânea, Colares Moreira, Holandeses e a Rua Búzios.

Esse serviço está dividido em dois lotes. O primeiro corresponde ao prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros e tinha como previsão de entrega para dezembro do ano passado. O segundo lote compreende a requalificação da Holandeses, que será realizado por etapas.

Após ser implantado esse corredor exclusivo de ônibus rápido, os populares, que utilizará o transporte público, vai diminuir o tempo de viagem em até 40 minutos para se deslocar dos municípios da Região Metropolitana até o centro de São Luís. O projeto conta ainda com estações de embarque e desembarque, ciclovias e passeios acessíveis.

Em nota, o Governo do Maranhão, por meio da MOB, informou que o contrato com o Consórcio BRT Holandeses, para a execução de obras na estrada do Aracagi prevê valor de investimento de R$ 83.741.059,58. Em virtude da pandemia da Covid-19, que impactou diretamente na oferta de mão de obra e matéria-prima mundialmente, a obra, que tinha previsão de conclusão em 24 meses, sofreu atraso.

SAIBA MAIS

A MA-203 foi interditada, este ano, nas proximidades do viaduto da Raposa pelos moradores do Bob Keneddy e pediam melhorias, inclusive, segurança para a localidade ondem residem. O trânsito na via ficou engarrafado e somente voltou ao normal com a chegada da polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.