Educação

Enem 2020 terá apoio da Forças Armadas na realização da logística

5.783.357 alunos se inscreveram para a edição de 2020 do Enem; as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Na versão digital , o exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Na versão digital , o exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano
Na versão digital , o exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano (Enem 2020)

BRASÍLIA - A pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio ( Enem ), as Forças Armadas vão prestar apoio logístico ao Ministério da Educação (MEC) na realização da edição de 2020.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Na versão digital , o exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Na portaria, publicada ontem, 18, no Diário Oficial da União, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva autoriza a atuação das forças.

Segundo o Inep, há 5.783.357 inscritos para o Enem , sendo 5.687.271 para o exame impresso e 96.086 para o digital, que é novidade nesta edição. Esta não é a a primeira vez que militares são requisitados para auxiliar na logística e também na segurança do exame.

Os candidatos podem contar com materiais oficiais do governo para se prepararem para as provas. A data original, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

Como estudar

Com a suspensão das aulas presenciais na maior parte do país, o Enem 2020 trará um desafio a mais para os candidatos: a preparação para a prova a partir de estudos em casa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, disponibiliza em seu portal provas e gabaritos de edições anteriores. Assim, é possível estudar com base no que já caiu no Enem.

O portal do Inep sobre o Enem é o https://enem.inep.gov.br/antes#prepare-se-para-provas

Além disso, o Inep também disponibiliza a Matriz de Referência do Enem, com a descrição do que será avaliado em cada área do conhecimento.

Na Cartilha do Participante, há orientações sobre a redação, com dicas sobre como estruturar o texto, e exemplos de redação nota 1000 (a maior atingida no exame). Este material tem uma versão direcionada àqueles que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.

O Inep também tornou disponível o manual de correção, usado para treinar os corretores das provas. Assim, os candidatos saberão o que o corretores buscam no texto para avaliá-lo.

Na Plataforma Videoprova em Libras, é possível estudar questões de provas anteriores traduzidas para os candidatos surdos.

Para se preparar para o exame, professores de cursinhos sugerem que os alunos façam cronogramas de estudos, separando o que será estudado em cada dia da semana.

Redação

Além dos materiais do Inep sobre a correção da redação, é possível se preparar para a redação sabendo quais são os principais erros que aparecem nos textos.

Uma análise feita pela Letrus, uma empresa de tecnologia com foco em educação, em mais de 240 mil redações feitas por estudantes do ensino médio a partir de temas propostos para o Enem, aponta onde os candidatos mais erram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.