Mês Negro e da Diversidade

Evento vai discutir questões de gênero, raça e classe

Mês Negro e da Diversidade no CCVM traz documentários, videoarte e filmes de ficção que serão exibidos de forma on-line no Youtube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cena do filme "Swinguerra"
Cena do filme "Swinguerra" (swinguerra)

São Luís - Será aberto hoje e prossegue até o dia 28 deste mês a programação do Mês Negro e da Diversidade no CCVM, apresentado pelo Centro Cultural Vale Maranhão em parceria com a Kasarão Filmes. A programação inicia com a exibição on-line da segunda edição da Quelly - Mostra Nacional de Cinema de Gênero, criada pelo cineasta George Pedrosa e pelos produtores Josh Baconi e Gabriel Marques. Para esse ano, a curadoria da mostra selecionou documentários, videoarte e filmes de ficção que tratam da interseccionalidade entre as questões de gênero, raça e classe.

A mostra, que será exibida on-line no canal do CCVM no YouTube, apresenta nove filmes, produzidos em quatro estados brasileiros - Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O diferencial da mostra este ano, são as rodas de diálogos compostas pelos realizadores dos curtas exibidos com mediação de produtores culturais e artistas maranhenses convidados e realizadas após as exibições.

Haverá também uma homenagem a Júlia Katharine, primeira cineasta trans a lançar filme em circuito comercial no Brasil, que terá seu filme “Tea For Two” exibido no terceiro dia da programação, seguido de bate-papo ao vivo. Júlia venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema pelo filme “Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos”, de Gustavo Vinagre.

Entre os filmes exibidos destaque para o pernambucano “Swinguerra” (de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca), destaque na 58ª Bienal de Veneza, selecionado no Festival de Locarno e no festival Mix Brasil 2019 – maior festival de cinema de gênero da América Latina. “Looping” (de Maick Hannder), “Inabitáveis” (de Anderson Bardot) e “A Felicidade Delas” (de Carol Rodrigues) irão anteceder a mesa de diálogo com a temática “Negritude e Gênero no Cinema Brasileiro Contemporâneo”.

Os filmes “Papinha de Goiaba” (de Tiago Fonseca), “Batom Vermelho Sangue” (de R. B. Lima) e “Sangro”, dos diretores Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR e primeira animação exibida pela Quelly, vencedora dos prêmios de Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta-documentário no AnimaMundi - encerram o último dia da programação, antecedendo a roda de diálogos “Construção de Novas Narrativas no Cinema de Gênero”.

A mostra Quelly - Mostra Nacional de Cinema de Gênero teve sua primeira edição pelo projeto Pátio Aberto, em 2019, tendo surgido a partir da necessidade de exibir filmes com temática LGBTQI+, normalmente não contemplados em cinemas e festivais locais, abrindo um espaço para diálogos e fomentação do audiovisual LGBTQI+ nacional. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.