Hoje é dia de...

Neste domingo é comemorado o Dia Mundial do Veganismo

Por causa da dieta restrita, tornar-se vegano exige um acompanhamento nutricional, pois há no regime alimentar a ausência da vitamina B12 que só pode ser encontrada em produtos de origem animal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Veganos comem legumes e verduras, mas também se alimentam de arroz e feijão
Veganos comem legumes e verduras, mas também se alimentam de arroz e feijão (salada)

São Paulo - No dia 1º de novembro é comemorado o Dia do Veganismo. O estilo de vida adotado por mais de 7 milhões de brasileiros tem aumentado cada dia mais, uma vez que a consciência ambiental tem crescido e se aliado à humanização dos animais.

Longe de ser apenas um modelo de dieta, como se acredita, os veganos são aqueles indivíduos que se posicionam contra qualquer tipo de exploração animal, seja no trabalho forçado, alimentação ou componentes de processos ou produtos manufaturados.

"Minha transição foi aos poucos, entendendo que o veganismo é um movimento político-cultural, que não se relaciona apenas com a comida. No meu caso, melhorou muito a minha saúde física e mental, de modo geral. Sugiro dar preferência para produtos naturais, orgânicos e da estação, reduzir alimentos processados, pois além de serem prejudiciais, deixam suas compras mais caras (os produtos industrializados veganos tendem a ser mais caros do que os que não são)", contou a professora de yoga, massoterapeuta e vegana, Larissa Medeiros.

O veganismo almeja a construção de uma validação ética que reconheça os direitos dos animais e a sua inclusão à comunidade moral. Ou seja, para os veganos, reconhecer o direito dos animais como seres vivos é fundamental no processo de proteção deles. Sejam eles domesticáveis ou não.

Os veganos não toleram qualquer forma de entretenimento que faça uso da exposição e/ou maus-tratos de animais (zoológicos, circos, touradas, rodeios). Assim como são contra a exploração dos animais como componentes de processos ou produtos manufaturados (cosméticos, roupas, material de limpeza); são contrários à vivisseção de animas em laboratórios e ao uso dos mesmos em prol do chamado progresso da ciência.

Por causa da dieta restrita, tornar-se vegano exige um acompanhamento nutricional, pois há no regime alimentar a ausência da vitamina B12 que só pode ser encontrada em produtos de origem animal. Para obtê-la, os veganos podem fazer suplementação e consumir produtos enriquecidos com ela, como leites vegetais.

Segundo a diretora da Associação Brasileira de Veganismo (ABV), Laura Kim, o número de restaurantes, lanchonetes e cafés veganos tem crescido exponencialmente no Brasil, “especialmente aqueles que acrescentam pratos deste tipo a um cardápio que já existe e não é vegano”, afirma.

A ABV frisa que boa parte dos consumidores - inclusive de cosméticos, que também têm obtido avanços no mercado – é não vegano e, principalmente, curioso. “As pessoas sentem empatia, porque o que é vegano remete a um estilo de vida saudável e natural - o que todo mundo busca.”

Atualmente, é possível encontrar opções veganas com certa facilidade nos mercados. Além da substituição de leite animal por leite vegetal (como de arroz, amêndoa, coco ou soja), de hambúrgueres, salsichas, linguiças, almôndegas e queijos por equivalentes à base de plantas, alguns produtos são naturalmente veganos:

Grãos (soja, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha)
Tubérculos (mandioca, batatas, inhame)
Sementes (girassol, gergelim, linhaça, chia, abóbora)
Castanhas (de caju, do Pará, amêndoa, baru)
Cogumelos (Paris, shiitake, shimeji)
Frutas e legumes

SAIBA MAIS

O que é veganismo?

O veganismo é um estilo de vida que exclui todo consumo de produtos de origem animal ou que, para sua elaboração, tenha sido praticada crueldade contra animais. Isso inclui a alimentação – livre de carnes, queijos, ovos e mel, por exemplo – vestuário, cosméticos e produtos de limpeza. O veganismo também compreende a adoção de medidas e rotinas que não causem danos ao meio-ambiente – ou que sejam menos danosas ao planeta. Uso de transporte alternativo sem emissão de carbono, redução do consumo de plástico e isopor, aproveitamento da energia solar e coleta de águas da chuvas são algumas destas práticas. Roupas, acessórios e objetos de decoração produzidos com mão de obra escrava ou extremamente mal remunerada, também é rejeitado por adeptos do veganismo.

A definição original sobre o veganismo é da Vegan Society, criada em 1944 pelo britânico Donald Watson e a mulher dele, Dorothy Watson. “É um estilo de vida que exclui a crueldade contra todos os animais. Vai da alimentação a não vender animais, não passear em zoológicos, não patrocinar a exploração animal, explica a diretora da Associação Brasileira de Veganismo. “É ter compaixão pelos animais.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.