Assalto a banco

Onze bancos já foram atacados por bandos armados este ano, no MA

Um dos últimos crimes aconteceu na agência do Banco do Brasil de São João Batista, mas segundo a polícia, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Após a explosão, agência bancária ficou destruída; criminosos não conseguiram levar o dinheiro dos cofres
Após a explosão, agência bancária ficou destruída; criminosos não conseguiram levar o dinheiro dos cofres (agência bancária)

São Luís - Onze agências bancárias já foram alvo de criminosos durante este ano, no Maranhão. Uma das últimas empreitadas ocorreu durante na madrugada desta quinta-feira, 29, e teve como alvo a agência do Banco do Brasil de São João Batista. A instituição bancária, além de atender àquela cidade, serve aos municípios de Cajapió, Olinda Nova e São Vicente de Ferrer.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Márcio Silva, declarou que o bando criminoso chegou a São João Batista por volta das 3h de quinta-feira em cinco motocicletas e estava fortemente armado. Eles se deslocaram ao banco e, logo após, houve a explosão, que chamou a atenção dos moradores e das guarnições da Polícia Militar.

O local ficou destruído, mas os bandidos não conseguiram ter acesso ao dinheiro que estava nos caixas eletrônicos e no cofre. Ainda de acordo com o tenente-coronel, os criminosos com receio da chegada de um forte policiamento, fugiram em direção a outras cidades da Baixada Maranhense.

Márcio Silva disse que foi solicitado reforço policial dos batalhões militares das cidades vizinhas. Cercos foram montados pela localidade, com o objetivo de prender os bandidos. Veículos e transeuntes foram revistados pelos militares e ainda feito uma varredura na área de matagal.

Os peritos do Instituto de Criminalística ainda ontem estiveram no local da explosão como também a equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). O helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) concedeu apoio nas buscas, mas, até o começo da noite não tinha registro de prisão dos suspeitos.

Destruição
A ação criminosa instalou um clima de pânico na cidade. A agência do Banco do Brasil foi abaixo. O rastro de destruição era visto ainda na porta, pelos vários estilhaços de vidro. No local da porta de vidro, havia um buraco, e o teto havia despencado por causa da explosão.

O sinal de destruição ainda era maior na parte interna. Móveis foram destruídos, documentos espalhados e o piso estava coberto de destroços. No decorrer da madrugada de quinta-feira, muitos curiosos foram até ao banco para observar a destruição.

Um morador, de 35 anos, do povoado Campinas, zona rural da cidade, foi baleado na perna pelos bandidos em fuga, e levado para o hospital dessa cidade, mas, de acordo com a polícia, não corre risco de morte.

Explodida

A agência do Banco do Brasil daquela cidade já havia sido explodida por criminosos na madrugada do dia 7 de outubro de 2015. A polícia informou que um grupo composto por pelo menos 12 bandidos chegou ao município em várias motocicletas e efetuaram vários tiros em plena via pública.

O bando foi dividido. Uma parte ficou nas imediações da agência bancária, enquanto, os outros efetuaram a explosão. Os criminosos de posse do dinheiro fugiram. Guarnições Militares realizaram rondas pela área, mas não conseguiram encontrar os bandidos. A investigação daquele caso foi feita pela Polícia Civil.

SAIBA MAIS

Cronologia dos ataques a bancos neste ano no Maranhão

  • Dia 26 de janeiro: Bradesco de Buriticupu
  • Dia 14 de fevereiro: Banco do Brasil de Lago da Pedra
  • Dia 5 de março: Bradesco de Anajatuba, Bradesco de Afonso Cunha, Bradesco de Lagoa Grande
  • Dia 28 de março: Banco do Brasil de Pindaré-Mirim
  • Dia 26 de junho: Banco do Nordeste de Caxias
  • Dia 31 de julho: Bradesco de São João do Carú
  • Dia 6 de agosto: Bradesco de Alto Alegre
  • Dia 17 de setembro: Banco do Brasil de Lago da Pedra
  • Dia 29 de outubro: Banco do Brasil de São João Batista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.