Assalto a banco

Quadrilha explode caixa eletrônico do Bradesco na cidade de Guimarães

Três criminosos cometerem o delito por volta de 2h de ontem; na fuga, o bando atirou no transformador, deixando parte da cidade sem energia elétrica

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Agência e caixa eletrônico destruídos pela explosão
Agência e caixa eletrônico destruídos pela explosão (Quadrilha explode caixa eletrônico do Bradesco na cidade de Guimarães)

Por: Leandro Santos

Criminosos explodiram na madrugada de ontem o caixa eletrônico de uma agência do Bradesco, na cidade de Guimarães (distante aproximadamente 630 km de São Luís) e levaram parte do dinheiro que estava no equipamento. As investigações para elucidar o caso já iniciaram, mas até ontem à tarde os responsáveis pelo delito não haviam sido identificados.

De acordo com o delegado Tiago Bardal, da Delegacia de Combate a Roubos de Instituições Financeiras (Decrif), órgão ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), o ataque aconteceu por volta de 2h, quando três criminosos entraram na agência bancária e com uso de dinamite, explodiram o caixa eletrônico do estabelecimento.

A explosão foi tão forte que não apenas o equipamento foi destruído, mas também parte do prédio, que teve as paredes e o teto danificados. O crime deixou apavorada a população da cidade, que terá de procurar formas alternativas para transações bancárias.

Os bandidos conseguiram levar parte do dinheiro que estava no caixa eletrônico, já que a outra metade ficou presa no equipamento. Na fuga, os criminosos despistaram a polícia e ainda atiraram no transformador de energia elétrica, deixando parte da cidade sem energia.

Casos - Explosões de agências bancárias no interior do estado passaram a ser atividades corriqueiras de quadrilheiros que aproveitam o pequeno contingente de policiais nas cidades para praticar os delitos e aterrorizar a população.

O último caso dessa natureza aconteceu no dia 9 de julho na cidade de Matões do Norte quando dois criminosos chegaram em uma motocicleta e utilizaram dinamites para explodir os caixas eletrônico e levar o dinheiro ali depositado. Os responsáveis por esse delito ainda não foram presos.

De acordo as estatísticas disponíveis no site do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), este ano já foram registradas 54 ocorrências contra agências bancárias em todo o estado, incluindo a registrada ontem. Desse total, 30 foram explosões de caixas eletrônicos, 15 foram assaltos e nove foram saidinhas bancárias.

Ainda de acordo com as estatísticas, o ano passado fechou com o total de 75 casos registrados em todo o estado. Desse quantitativo, 45 foram explosões de caixas eletrônicos, 19 foram assaltos e 11 foram saidinhas bancárias.

O que se tem observado também é a facilidade com que os criminosos têm em conseguir explosivos, como dinamites, por exemplo, que são usados nos constantes ataques às agências bancárias no interior do estado. De posse desse material, as quadrilhas de criminosos partem para as agências bancárias para explodir os caixas eletrônicos e roubar o dinheiro desses equipamentos.

Números

54, é o número de ocorrências contra agências bancárias este ano no Maranhão, sendo 30 explosões de caixas eletrônicos, 15 assaltos e nove saidinhas bancárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.