Live

Laboratório Ilha da Ciência fará transmissão da "Lua Azul"

O fenômeno acontece a cada 2,5 anos; em 2020 a "Lua Azul" aparecerá na noite de Halloween

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(lua azul )

São Luís – O raro fenômeno da “Lua Azul”, que ocorre a cada 2,5 anos e depende de alguns fatores para que aconteça, aparecerá no céu neste sábado, dia 31 de outubro, e que por coincidência é data de celebração do Halloween. O Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão, fará uma transmissão ao vivo nas redes sociais, a partir das 19 h, para mostrar o fenômeno em tempo real.

Essa não será a primeira transmissão ao vivo do Laboratório, elas vêm acontecendo com frequência desde o início da pandemia do novo coronavírus. Essa foi uma estratégia para driblar as regras de distanciamento impostas pelo vírus, e continuar divulgando ciência.

Antes da divulgação por lives, o perfil do projeto no Instagram (@ilhadacienciaufma) tinha cerca de 300 seguidores e agora já ultrapassa os 7 mil. O perfil já acumula 0.176 visualizações somente em transmissões ao vivo.

Além da “Lua Azul”, a live contará com a transmissão de outros planetas para vizualização.

O que é a “Lua Azul”?

Uma curiosidade sobre a “Lua Azul” é que na verdade ela não possui a coloração azul, ela é uma lua cheia comum como qualquer outra, mas nem por isso deixa de ser rara. A última vez que o evento ocorreu foi em 2018.

A “Lua Azul” é tão incomum porque normalmente, apenas uma lua cheia aparece em cada mês, e quando esse fenômeno acontece, é porque duas luas cheias aparecem em um só mês.

Dois itens são imprescindíveis para que a “Lua Azul” suba ao céu: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias.

O professor e coordenador do Laboratório Ilha da Ciência, Antônio José Oliveira, conta que o fenômeno acontece em virtude do calendário gregoriano. Ele também comentou que essa lua é conhecida como “Lua Traidora”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.