Malhação

Cinco dicas para conquistar barriga chapada mesmo em casa

Alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença na busca da barriga perfeita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(barriga chapada h)

SÃO PAULO- Ter abdômen definido é um sonho para muitos. Para tornar essa missão possível a educadora Lana Pessoa, também especialista em saúde da mulher pela USP e criadora do programa Missão Barriga Chapada - da plataforma de exercícios online Queima Diária, preparou 5 dicas. Confira!

1 - Ganhe o jogo do dia

De acordo com Lana Pessoa o passo mais difícil para conquistar a barriga chapada é cuidar da alimentação: “Fuja de dietas restritivas. Elas são ótimas a curto prazo, mas o corpo não tem tempo de absorver o novo hábito de forma tão rápida, o que resulta no frustrante efeito sanfona. O ideal é que a mudança de comportamento com a comida seja feita de maneira progressiva, sem desespero, para que o cérebro tenha tempo de se adaptar e absorver de uma vez por todas o novo estilo de vida”.

A especialista ainda compara a relação com os alimentos com uma partida de futebol: “Para ganhar o jogo é necessário fazer um gol a mais do que o adversário, porque se fizer o mesmo número de gols o jogo empata, correto? Com a comida é a mesma coisa. Você pode até errar e deixar com que o seu oponente (neste caso, os furos nas dietas) pontue, mas será necessário se esforçar para fazer pelo menos um gol a mais no placar dos bons hábitos e garantir a vitória no final do dia”, exemplifica.

2 – Não precisa ser perfeito, mas feito!

É muito comum acreditar que para ter a barriga sarada são necessárias longas horas na academia. Lana explica que para conquistar o abdômen e um corpo saudável duradouro é importante iniciar com pequenas mudanças e metas realistas. “Comece fazendo, ao menos, sete minutos de exercícios diários com intensidade”, indica a especialista.

Ela ainda reforça a importância de desenvolver a consciência de que falhar nos treinos ou na dieta fará parte do processo. “Haverá aquele dia em que você não vai conseguir fazer exercícios ou vai se render a uma guloseima e tudo bem. O importante é não desistir na primeira queda e saber retomar o foco, com consciência e saúde”, explica. Para esses momentos em que a vontade de “jacar” bater, a treinadora indica fazer a análise do “Só vale se for 10”. “Coma apenas se o sabor for nota 10, afinal não vale a pena engordar por aquele doce que, muitas vezes, merece um 7 ou 8”.

3 – Use a tecnologia ao seu favor

Uma das principais queixas na hora de conquistar o corpo desejado é a falta de tempo e agora há outro grande obstáculo: a preocupação de frequentar a academia e se expor ao coronavírus. “Temos a possibilidade de fazer exercícios em qualquer lugar, com a ajuda online de profissionais muito qualificados. No começo pode ser difícil, mas dia após dia o bem-estar físico e mental vai tomando conta do corpo”, estimula a educadora física.

“Evite perguntar a si mesmo se vai treinar ou não, afinal a nossa mente sempre vai responder que está com preguiça ou inventar uma desculpa. A minha dica é: Não pense, põe a roupa e vai! Exatamente como fazemos muitas vezes para ir trabalhar ou ir para faculdade,” completa.

4 – Abdominal não tira gordura do abdômen

Diferente do que muitas pessoas acreditam, os exercícios localizados para o abdômen não tiram a gordura. Lana Pessoa explica que para obter uma barriga definida é primordial combinar os treinos localizados com aeróbios para potencializar a queima de gordura do corpo como um todo, inclusive na barriga.

“Não temos o poder de escolher de onde vamos tirar a gordura. Fazer exercícios para os braços não queima a gordura dos braços, o mesmo acontece com os abdominais”, afirma a especialista. Segundo ela, o segredo está em incorporar treinos no estilo Hiit. “São exercícios de alta intensidade com pequenos intervalos de descanso, somados a variações de abdominais. Esse tipo de treinamento promove a queima de gordura ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura da região”, explica.

Para os iniciantes a especialista indica um treino de 10 minutos, em que um minuto seja para fazer as tradicionais abdominais e o outro um minuto seja dedicado para simular uma corrida ou polichinelos. “É um treino simples, mas poderoso e rápido para modelar a cintura”, afirma a treinadora.

5 – Xixi + agachamento + água

“Apenas com o uso do peso do próprio corpo é possível perder gordura e fortalecer a musculatura abdominal”, afirma Lana. Uma das estratégicas indicadas pela personal é incluir ao longo do dia tarefas que sejam simples de serem executadas e que gerem alto gasto calórico, ajudando a desinchar. “Após o xixi, faça 10 agachamentos e, na sequência, beba um copão de água. Assim, sem perceber, você gastará calorias ao mesmo tempo que evita a retenção de líquidos, sem contar que seu bumbum também vai agradecer”, afirma.

Uma outra atividade indicada é fazer de 15 a 30 abdominais já ao acordar. A especialista garante que é uma ótima forma de despertar o corpo, fortalecer a região abdominal, além de evitar apertar o botão “soneca” do despertador. Segundo Lana Pessoa, colocando em prática estratégias simples como as exemplificadas, o jeans ficará mais soltinho na cintura e a barriga tão sonhada vai se tornar real.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.